Movimento Pró-Democracia

Nossas lutas: * Conscientização Política da População * Instrução dos Direitos e Deveres do Cidadão * Fiscalização dos Processos Eleitorais

Quem Somos

      Nas eleições de 2008 para Prefeito e Vereadores no Município do Rio de Janeiro foram constatadas e noticiadas nos principais veículos de mídia, várias irregularidades, com isso, nós, cidadãos do Rio de Janeiro, fundadores deste movimento de organização civil e voluntária, denominado Movimento Pró-Democracia, com os ideais de Apartidarismo, discutindo-se política não partidária e representando a liberdade de escolha do cidadão carioca que deseja justiça, respeitando as ideologias políticas de todos e unidos por uma causa em comum. A defesa da democracia no seu todo; Pacifismo nossa proposta é “abrir os olhos” da população, chamando-as para a realidade que rege nossas vidas diretamente, portanto o MPD recrimina qualquer tipo de manifestação em tom agressivo ou discriminatório, não iremos contra a lei, somos pacíficos acima de tudo, só lutamos pelo que nos é de direito; Espontaneidade por se formar por cidadãos cariocas indignados, até então desconhecidos, cansados de passividade, se uniram por um bem em comum, respeito ao direito constitucional e democrático e juntos viemos representar o sentimento que habita os corações de todas as pessoas de boa fé deste estado. 
       Sendo assim, é de caráter voluntário que criamos o MPD, que através da internet cresceu de uma forma assustadora até pra nós, mostrando a revolta da população, através de um momento de solidariedade humana e social, e de preocupação com a condição política no nosso estado, que nos organizamos para defender os interesses do cidadão carioca e, buscar soluções para os males que impossibilitam o desenvolvimento pacífico e harmonioso do Rio de Janeiro.                      
       Buscamos conscientizar todo cidadão que se ache lesado, nossa indignação abrange não só aos políticos, mas sim, todos aqueles que de alguma forma, se aproveitam da máquina do Estado em benefício próprio, ignorando por completo os direitos do cidadão brasileiro.
   Na condição de força social, o nosso movimento surgiu com a finalidade de exigir transparência e imparcialidade na apuração de todas as denúncias oferecidas tanto na candidatura quanto na campanha de todos os candidatos, realizando todas as investigações necessárias e aplicando as medidas cabíveis. Com isso vimos à necessidade de sair do mundo virtual onde o MPD criou forma através do Orkut para o mundo real.
       Desta forma, no dia 31 de Outubro de 2008, com o Lema “Verás que um filho teu não foge a luta!”, cerca de 5000 pessoas (segundo a PM e os organizadores do MPD), tomaram a escadaria e a frente da Câmara dos Vereadores, todos prontos e dispostos a lutar pela democracia e pelo respeito ao direito do cidadão. Ali pintamos nossas faixas e cartazes, cantamos hinos de amor ao Rio e ao Brasil, bradamos palavras de ordem e luta, nos identificamos uns com os outros, como sendo iguais perante a lei e principalmente, como sendo filhos da mesma terra mãe gentil. Ali se encontrava uma brava gente brasileira que não foge a luta. Como não podia deixar de ser a imprensa noticiou aquele como sendo uma resposta da população contra os crimes eleitorais, a imprensa internacional também se fez presente, e o jornal americano “The New York Times” noticiou aquele como sendo “o maior evento público realizado nas eleições daquele ano nascido em rede virtual”. O MPD liderou as notícias em todos os sites e notícias e blogs. Estava dado o nosso recado. 
     Nossa tarefa é fazer valer o nosso direito constitucional de cidadão e, de ser sempre reconhecido como pessoa humana, independente de etnias, credo ou classe social. Pois não importa a posição social, conta bancária ou onde moramos, os males que assombram nosso estado atingem diretamente a todos , seja você morador da Zona Sul ou de alguma comunidade na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Lutamos por respeito ao povo por ética, sinceridade, limpeza e transparência entre aqueles que escolhemos para nos representar. Estimular e desenvolver a participação política do cidadão, promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos democráticos e humanos a cima de tudo, em todas as camadas sociais do RJ, em todos os prédios, becos e ruas, nas escolas, faculdades e nos gabinetes dos nossos representantes , cobrando desses o que nos é de direito, faremos isso de forma limpa, transparente e pacífica, não nos manteremos omissos à forma como administram nosso Estado, nossas escolas, nossos hospitais e nossas ruas. Trabalharemos agora, para mudar esse quadro político e social do Rio de Janeiro. Manifestaremos-nos cada vez que observarmos injustiça, descaso a tudo que fere diretamente o direito democrático do cidadão.