Movimento Pró-Democracia

Nossas lutas: * Conscientização Política da População * Instrução dos Direitos e Deveres do Cidadão * Fiscalização dos Processos Eleitorais

1 de nov. de 2008

Rocinha foi local de Curral Eleitoral - Denúncia -

TRÊS MATÉRIAS PARA REFLETIR UM POUCO:

PRIMEIRA MATÉRIA

Polícia do Rio encontra indício de apoio do tráfico a candidato da Rocinha em ‘ata de reunião’

por Ediane Merola e Flávio Tabak
O Globo com Reuters

A polícia do Rio encontrou nessa quinta-feira na Favela da Rocinha, na Zona Sul da cidade, um documento supostamente elaborado pelo traficante Antonio Francisco Lopes, o Nem, no qual ele orienta a associação de moradores da comunidade a fazer campanha para um determinado candidato a vereador. No texto há determinações expressas, exigindo “todo empenho para o candidato da Rocinha, não aceito derrota!!!”

Segundo a polícia, o documento, que “se assemelha a uma ata de reunião”, orienta os moradores a, supostamente, se empenharem na campanha de Luiz Cláudio de Oliveira, conhecido como Claudinho da Academia, que é líder comunitário e candidato pelo PSDC. Procurado pela Reuters, Oliveira não foi localizado, mas nega que seja candidato do tráfico.

Além disso, o documento, de duas páginas, que lista nove itens que seriam discutidos numa reunião na favela, supostamente elaborado pelo traficante, proíbe que os moradores façam campanha e convidem para a Rocinha candidatos de fora da comunidade. Os nomes de ex-líderes comunitários da Rocinha aparecem no documento e a polícia já começou a investigá-los.

- Ele está impondo o voto ao candidato dele e que ele vai apoiar - disse o delegado Alan Turnovisk, que comandou a operação na favela para apreensão de armas e drogas e para prisão de traficantes, quando um homem morreu e dois ficaram feridos em confrontos com a polícia.

” Não importa para quem é. Não podemos deixar que o tráfico crie currais eleitorais dentro da favela ”

Para o delegado, o documento prova que o tráfico transformou a favela num curral eleitoral.

- Esses currais eleitorais devem ser combatidos não só pela polícia, mas pelo Ministério Público, TRE e orgãos competentes - acrescentou.

O delegado não soube precisar se a ata diz respeito somente ao apoio a candidatos a vereador ou se é extensiva à eleição para prefeito.

- Não importa para quem é. Não podemos deixar que o tráfico crie currais eleitorais dentro da favela - disse o delegado.

A última recomendação da ata apreendida diz que pedido do candidato da Rocinha não pode ser negado em nenhum segmento (vans, mototáxis). Na lista de assuntos a serem tratados na reunião também está o tema das vans, que não foi detalhado. Há ainda nomes de pessoas e o que deverá ser tratado com cada uma delas.

Juiz afirma que há indício de coação a eleitores

O coordenador estadual da fiscalização da propaganda eleitoral, juiz Luiz Márcio Pereira, afirmou nesta quinta-feira que enviará ofício à Chefia de Polícia Civil solicitando que a ata apreendida na Favela da Rocinha seja enviada à Delegacia de Assuntos Institucionais da Polícia Federal e para o Ministério Público. Segundo ele, a função do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no caso é reunir as informações e encaminhá-las para a PF, que está investigando os currais eleitorais.

- O documento é apócrifo, mas existem menções claras de que o candidato da Rocinha não poderá sofrer nenhum tipo de negativa. A redação do documento é bastante incisiva em relação a uma possível coação. Mas as circunstâncias da apreensão da carta serão avaliadas pela PF - disse o juiz, que explicou qual o papel do TRE no caso: - Não atuamos como polícia, nem damos segurança a candidatos.

O juiz informou que, se for comprovada a pressão em torno de eleitores para que escolham apenas um candidato na comunidade, o responsável pode ser processado por coação ao voto:

- A condenação pode ir até a quatro anos de reclusão. Os beneficiados também respondem ao crime e podem perder o registro da candidatura. Caso eleitos, podem ter o mandato impugnado.

Currais eleitorais formados pelo tráfico não foram o único assunto ontem no TRE. O presidente da CPI das Milícias na Assembléia Legislativa do Rio, deputado Marcelo Freixo (PSOL), entregou solicitação para obter o resultado das duas últimas eleições em áreas consideradas dominadas por milicianos. A intenção é verificar quem pode se beneficiar dessa prática.

- São 13 áreas levantadas pelo Disque-Milícia. Queremos ver o resultado das eleições de 2004 e 2006. Alguns dos mais votados podem ser convocados para prestar depoimento na CPI e poderão estar no relatório final, que será concluído em novembro.

FONTE:
http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2008/mat/2008/07/24/policia_do_rio_encontra_indicio_de_apoio_do_trafico_candidato_da_rocinha_em_ata_de_reuniao_-547406315.asp

SEGUNDA MATÉRIA

Mulheres distribuem panfletos de Eduardo Paes próximo à seção eleitoral da Rocinha
Plantão | Publicada em 26/10/2008 às 08h42m

Gustavo Goulart

RIO - Próximo ao Ciep Ayrton Senna, em frente à Favela da Rocinha, na Auto Estrada Lagoa Barra, mulheres distribuem panfletos do candidato a prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB). Uma delas afirmou que receberá R$ 60 pelo serviço.

Cinco minutos após o horário oficial de abertura das urnas, cem pessoas já haviam votado no Ciep Ayrton Senna, que recolhe votos de eleitores da 211ª Zona Eleitoral e suas 13 seções. Cada seção recebe cerca de 300 eleitores, entre eles o vigia noturno João Pinheiro Alves, de 54 anos, que saiu do trabalho, no Leme, às 6h40m e foi o terceiro a votar nesse local. Paraibano de Guarabira, cidade a 40m de carro de carro de João Pessoa, o vigia mora a 33 anos na Rocinha. Para ele, os políticos são todos iguais e não fazem nada. O que João Alves mais deseja do futuro prefeito é que ele construa um hospital para atender especificamente moradores da favela, que segundo o vigia, tem apenas um posto de saúde, na Rua 1, para atendê-los. O posto, de acordo com João Alves, abre às 7h e fecha às 17h.

FONTE: http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2008/mat/2008/10/26/mulheres_distribuem_panfletos_de_eduardo_paes_proximo_secao_eleitoral_da_rocinha-586123989.asp

TERCEIRA MATÉRIA:

Enviado por Ricardo Noblat - 25.10.2008| 21h37m

Vereador anuncia que a Rocinha está fechada com Paes

Fernando Gabeira fez caminhada, hoje, na Favela da Rocinha. Antes dele, apareceram por lá Eduardo Paes, o senador Marcelo Crivella (PR) e Claudinho da Academia, o vereador eleito com o apoio dos traficantes da favela. Claudinho saiu avisando pelas ruas com a ajuda de um megafone: "A Rocinha fechou com Eduardo Paes. Está fechada com ele". Ninguém o contestou.

FONTE:
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=vereador_anuncia_que_rocinha_esta_fechada_com_paes&cod_Post=135527&a=111

PERGUNTAS PARA PENSAR UM POUCO:

1- COMO PODE UM CANDIDATO A VEREADOR INDICADO PELOS TRAFICANTES DA ROCINHA SER ELEITO?

2- COMO PODE ESTE CANDIDATO AFIRMAR COM TANTA CERTEZA QUE: "A Rocinha fechou com Eduardo Paes. Está fechada com ele"?

3- SERÁ QUE O TRÁFICO E AS MILÍCIAS ALTERAM O VOTO DOS ELEITORES?

4- QUANTAS ÁREAS DO RIO SÃO DOMINADAS PELO TRÁFICO E PELAS MILÍCIAS NO RIO?

5- POR QUE O TRÁFICO E AS MILÍCIAS SE INTERESSAM TANTO NAS ELEIÇÕES PARA A CÂMARA MUNICIPAL E PARA A PREFEITURA?

6- POR QUE O VEREADOR APOIADO PELO TRÁFICO NA ROCINHA APOIAVA O PAES?

7- SERÁ QUE A AUSÊNCIA DAS TROPAS FEDERAIS NO SEGUNDO TURNO (COMO DETERMINADA EM REUNIÃO FECHADA NO TRE) NÃO INFLUENCIOU NO RESULTADO OBTIDO NAS ÁREAS DOMINADAS PELO TRÁFICO E PELAS MILÍCIAS???

8- POR FIM, POR QUE O TRE DO RJ DISPENSOU AS FORÇAS ARMADAS NO SEGUNDO TURNO???

PENSEM COM MUITA CALMA.

----------------------------------------------------------------

Denúncia Anônima.
Isso pode ter decidido a Eleição já que a Rocinha têm cerca de 150 mil habitantes (
Dado do site), e a Eleição foi decidida por 55 mil votos. Será que issoé justo??

Matheus Castro, Organizador.
matheustech@hotmail.com

12 comentários:

Anônimo disse...

Se eu fosse você editava esse post e tiraria a "denuncia anonima" que no meu ver enquadra esse grupo como o "dos derrotados"... ou isso ou escreve melhor.

Anônimo disse...

Sugiro tb retirar o termo "denúncia anônima". É uma simples compilação de matérias publicadas em jornais e de livre acesso para todos.
Preste atenção tb no fato de que nem todos os moradores da Rocinha são eleitores do Rio, ao afirmar os 150.000. E, que o(a) autor(a) do post provavelmente não restringe os questionamentos somente à Rocinha e sim a todas as áreas dominadas pelas milícias e pelo tráfico no Rio.
Boa Sorte.

Anônimo disse...

VOCÊS ESTÃO DE PARÁBENS, SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO E ACREDITO QUE O POVO UNIDO MUDA A HISTÓRIA DESSA ELEIÇÃO ESSE PAES JÁ ESTÁ QUERENDO CORTAR GRATIFICAÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS SEGUNDO FONTES SEGURAS E COMO SEMPRA A REDE DECADENTE GLOBO SEMPRE ACOBERTANDO, SUJA E IMUNDA ESSA REDE DECADENTE GLOBO!!!

UMA ABRAÇO A TODOS E TENHAM SORTE NESSA CAMINHADA!!!

Anônimo disse...

caros amigos trabalho internamente e digo a vcs que essa manifestação está surtindo efeito tem polícito preocupado com tamanha manifestação que surgiu há poucos dias talvez poderia ser maior se grande parte da população conseguisse ler o que realmente acontece na política e não o que passa na televisão escdolhido, essa rede globo não apoia essas manifestações em nada, só ficam dizendo que ficam atrapalhando o trânsito, tomem vergonha na cara rede globo, entrou na contabilidade do governos estadual!!!!! pra defendê-lo tanto assim???

bwanna disse...

Parabéns!!!
Eu tenho orgulho de participar desse movimento!!
Eu acredito!!!
e na moral!! o pessoal do blog ta mandando muitoooo bemmm!!!!
Quem derá que todo cidadão se interessasse em vir aqui ler!!!! Quem derá!!!
Obrigada

Eliane disse...

Matheus
Ouvi o seguinte diálogo entre uma moradora da Rocinha e uma desconhecida no ponto do ônibus:
- Mas como é que você vai votar em quem os homens "manda"?
- Minha filha, a votar em ladrão de fora eu voto em ladrão de dentro.
A que ponto nós chegamos...
Um abraço

Anônimo disse...

O pior é que o presidente do TRE do RJ já se beneficiou de práticas de nepotismo, conforme atesta matéria publica no Estadão (ver link para o clipping do Planejamento).

Como garantir que o julgamento das irregularidades das eleições no Rio transcorrerá com justiça?

http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=244875

Matheus Castro disse...

Anônimo de 2 de Novembro de 2008 11:21 .

Preste atençao na data da matéria mandada: 20/1/2006, nao sei se poderemos usar algo assim de mais de 2 anos.

Estamos vendo denúncias e matérias mais recentes.

Mesmo assim obrigado pela participação.

Matheus Castro, Organizador.
matheustech@hotmail.com

Anônimo disse...

Calvo,

Nepotismo é um ato que não prescreve.
Vc não acha?
Um abraço.

Anônimo disse...

Calvo,

Não sei se fui claro.
O fato da matéria ser de 2006, não invalida o propósito da mesma, demonstrar que a prática de nepotismo é frequente no judiciário e que o presidente do TRE do Rio é acusado por esta prática como a matéria descreve.
Novamente, um abraço.

Só para esclarecer, uma descrição do "pai dos burros":
nepotismo
ne.po.tis.mo
sm (nepote+ismo) 1 Excessiva influência que os sobrinhos e outros parentes dos papas exerceram na administração eclesiástica. 2 Favoritismo de certos governantes aos seus parentes e familiares, facilitando-lhes a ascensão social, independentemente de suas aptidões. (Dicionário Michaelis)

Anônimo disse...

2 comentários pontuais:

quanto ao ponto 6:

Pouco provável que policiamento NO DIA da eleiçao consertasse qualquer estrago que tenha sido feito por semanas ou meses anteriores ao dia do voto.

Quanto aa quantidade de habitantes/eleitores:

Me parece um número razoável (55k entre 150k), se considerarmos que 150k habitantes é o número total de habitantes, incluindo crianças e eleitores de outros domicílios eleitorais (imigrantes do Norteste e baixada que nao transferiram o domicílio eleitoral para o Rio).

Além disso, o dado de 150 mil vem de um blog, e nao um órgao oficial, e o dado de 55 mil nao tem fonte.

Anônimo disse...

Vocês sãop nojentamente elitistas. Acham que só em lugares mais pobres existe manipulação porque eles são ignorantes.