Movimento Pró-Democracia

Nossas lutas: * Conscientização Política da População * Instrução dos Direitos e Deveres do Cidadão * Fiscalização dos Processos Eleitorais

18 de set. de 2010

O Senador

A pouco tempo falamos sobre as atribuições do deputado, hoje iremos falar do Senador! Acreditamos que uma vez melhor informada, a população terá melhores meios para julgar quem a representaria melhor.

O Senado é composto por 81 representantes que por sua vez são os responsáveis por atender os interesses do Estado perante a nação. Diferente do deputado que esta focado no interesse da população de seu estado, o Senador esta destinado a garantir os interesses estatais que extrapolam os interesses exclusivos da população que, a propósito, sempre tangenciam os interesses do governo.

Como função, os Senadores devem elaborar leis, participar da formulação do orçamento, discutir e votar as leis iniciadas pelo Presidente da República e pelos Tribunais Superiores, ouvir e atender (ou encaminhar) os pedidos dos seus eleitores, requisitar informações dos ministros de Estado, fiscalizar os atos do presidente, prestar contas de suas ações e julgar o presidente e seu vice acerca dos crimes de responsabilidade.






0 comentários: