Movimento Pró-Democracia

Nossas lutas: * Conscientização Política da População * Instrução dos Direitos e Deveres do Cidadão * Fiscalização dos Processos Eleitorais

26 de jan. de 2011

Sociedade civil lança campanha de apoio à indicação de Márlon Reis ao STF


O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), representante da sociedade civil, anuncia, amanhã (27/01), seu apoio à indicação do juiz Márlon Jacinto Reis à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O anúncio acontece em coletiva de imprensa, às 11h, no auditório do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e será feito pela diretora executiva do MCCE, Jovita José Rosa, o representante da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Carlos Alves Moura, e pelo presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo. Reunidos em nome da sociedade civil organizada, o MCCE, e suas 50 entidades, acreditam que a indicação do magistrado a ministro do STF é uma causa que deve mobilizar toda a sociedade brasileira, demonstrando o verdadeiro poder da democracia participativa no Brasil.

Após duas grandes experiências de mobilização nacional, resultando em duas leis de iniciativa popular, referências no combate à corrupção no país, como a Lei 9.840/99, contra a compra de votos, e a Lei da Ficha Limpa (/2010), um dos grandes objetivos dessa indicação é abrir um novo espaço para a manifestação social, agora no Judiciário. É um verdadeiro exercício de democracia participativa que se inicia com essa indicação. O MCCE convidará, a partir da coletiva, toda a sociedade para se pronunciar sobre o tema, criando um canal de diálogo com o governo sobre assuntos estratégicos e relevantes como esse.

O convite para a indicação foi feito a Márlon Reis por centenas de organizações da sociedade civil, representadas por suas redes, tal como a liderada pela ONG Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo) que conta com a participação de mais de 200 outras entidades, além do próprio MCCE. Márlon Reis é integrante de todas essas redes e sempre teve participação ativa e essencial em todas as ações por elas desenvolvidas.

Sua formação jurídica adequada à função no Supremo foi outro ponto definitivo para o lançamento desse nome pela sociedade civil. Márlon Reis é autor de livros e diversos artigos científicos, é coordenador e professor de programas de pós-graduação nas áreas de Direitos Humanos e Direito Eleitoral, além de possuir Diploma de Estudos Avançados em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas pela Universidade de Zaragoza, Espanha, onde está concluído tese doutoral.

A manifestação de apoio à indicação do magistrado ao STF, já se estende por todo o país. Através da internet ou por ações das organizações sociais, um número crescente de pessoas vem apoiando a indicação, demonstrando o desejo e a mobilização da população a favor dessa escolha, que compete à presidente Dilma Rousseff.

Serviço:

Coletiva de imprensa

Lançamento do apoio da sociedade civil à indicação de Márlon Reis ao STF

Data: 27 de janeiro (quinta-feira)

Hora: 11:00

Local: Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea)

Av. W/3 - SEPN 508 - Bloco A

Informações: (61)9979-2460 – Jovita Rosa (MCCE)

0 comentários: