Movimento Pró-Democracia

Nossas lutas: * Conscientização Política da População * Instrução dos Direitos e Deveres do Cidadão * Fiscalização dos Processos Eleitorais

21 de mar. de 2011

SIM NÓS PODEMOS

Logo que eu soube que o presidente dos USA Barack Obama iria fazer um discurso publico ao povo brasileiro achei estranho e até uma bizarrice sem tamanho, um presidente americano discursar em praça publica para uma nação estrangeira da qual ele não tem nenhuma espécie de ligação e nem mesmo o seu pais. Eu me perguntei qual seria a razão disso, quem ele estava achando que era e porque o governo brasileiro estava permitindo tamanha palhaçada. - Será que se Dilma for aos Estados Unidos permitiram que ela faça o mesmo no Central Park de Nova Yorque? Duvido muito.

Em fim Obama desistiu do discurso publico e isso me permitiu analisar o outro lada daquela bizarrice anunciada e logo abortada. Conclui que apesar de bizarro o discurso publico de Obama poderia ser aproveitado por nos brasileiros e até pelo o mundo de uma outra maneira, mais benéfica e visionaria do que o próprio discurso em si independente das palavras. O discurso o presidente de uma das nações mais poderosas do mundo, sendo este presidente um homem negro, e o Brasil um pais ex - escravagista, e tão dividido socialmente assim como o próprio Estados Unidos, era uma afirmação clara de que sim nos podemos.
Obama é o símbolo maximo da conquista de espaço no centro do poder mundial de uma raça diminuída e menosprezada durante séculos. Ele é o cara que sentou o negro na mesa de decisões do mundo, nos colocando finalmente frente a frente com racistas e preconceituosos de todo o mundo, sem que possamos ser diminuídos por eles, ele representa o inicio do fim de uma raça de idiotas e de idiotices no centro do poder mundial. Com Obama fica cada vez mais claro, que a capacidade e a competência não tem uma cor, e muito menos uma raça em si.
O discurso publico de Obama no Brasil pais que vencendo o seu forte machismo tem hoje uma mulher na presidência traria para o Brasil e para o mundo um significado histórico de que chegou ao fim o pensamento burro de que o mundo se divide, por raças e gêneros sexual : negros e brancos, homens e mulheres podem chegar ao centro do poder não por sua cor de pele, seu sexo ou orientação sexual, mas por sua capacidade enquanto pessoa, enquanto individuo, enquanto ser humano.

O discurso publico não realizado de Obama no Brasil ainda me faz pensar que independente de suas palavras, ele nos traria a reflexão de que se um negro chegou ao centro do poder dos Estados Unidos da America vencendo as barreira separatistas e que o próprio Brasil venceu o machismo e elegeu uma mulher presidente, quem sabe num futuro próximo nos também não venceremos nossas próprias barreiras separatistas e raciais e elegeremos um dia um negro ou uma negra presidente do Brasil, é essa e a mensagem de esperança que nos teríamos para nossas crianças e filhos, Sim você pode independente da cor de sua pele, de seu sexo, sua condição social e etc. Você pode quando você buscar dar o melhor de si, quando você resolver não desistir de seus sonhos, quando você acreditar em você mesmo, você pode vence barreiras que muitas das vezes parecem ser impossíveis de ser vencidas.
 
O não discurso publico de Obama talvez me tenha sido mais útil do que se ele tivesse acontecido, ele não ter ocorrido me fez pensa e enxerga os benefícios que eu talvez não o visse em sua realização.
E isso ai. Nós Podemos!

0 comentários: