Movimento Pró-Democracia

Nossas lutas: * Conscientização Política da População * Instrução dos Direitos e Deveres do Cidadão * Fiscalização dos Processos Eleitorais

29 de out. de 2008

"O Brasil é uma DEMOCRACIA? ". Tico Santa cruz

Escrito em:28/10/2008

O Brasil é uma DEMOCRACIA?

Quero deixar claro que não acredito em revanchismo, mas acredito na liberdade de expressão e creio ainda mais na força de um povo que resolve se unir para cobrar transparência, coerência e honestidade em meio a um momento tão importante. Se existem regras e leis que devem ser respeitadas ao longo de um movimento “democrático” como são chamados os pleitos que escolhem as futuras lideranças então o órgão responsável pela conduta dos candidatos deve se posicionar com relação a fatos ocorridos. Não estamos especulando absolutamente nada, estamos contestando o que a própria justiça eleitoral tem como material apreendido de propaganda suja e ilegal. Além é claro das denuncias de compra de votos, do uso da máquina pública entre outras formas ilegais de se levar vantagem na disputa pela administração de nossa cidade.

138 comentários:

Anônimo disse...

Me desculpe,mas Boca de urna não muda a cabeça de ninguém,recebi panfletos no dia e não mudei meu voto,então esta é uma lei sem fundamento feita a partir do princípio de que brasileiro não tem consciencia política e vota em qualquer um.
E mais:o movimento se diz apartidário,mas é incoerente ao citar uma carta ao candidato derrotado Fernando Gabeira,e mais ainda de expor em um Blog os folhetos distribuídos contra este candidato (que diga-se de passagem foram comprovadamente distribuídos pelo candidato Crivella).
O protesto teria mais sentido se a maioria daqueles que estão vindo comentar aqui não fossem eleitores de Gabeira que estão indo apenas por uma vingança.
Desde o começo foram apontadas dúvidas em relação a candidatura de Eduardo Paes,mas não houve qualquer manisfetação até a derrota de Gabeira.
Se o caso fosse de luta pela democracia,de fato este movimento teria feito antes do segundo turno,e é por tantas razões que ele nada mais será do que um protesto daqueles que aderiram a Onda verde.
Consciência política deve ser imparcial e isso não está acontecendo aqui.
Apenas querem alterar o resultado desta eleição para o candidato Gabeira (como foi dito,querem que o cargo passe para quem fez a campanha limpa),pois bem,então o caso seria de uma nova eleição,com todos os candidatos do primeiro turno,e que a candidatura do candidato Gabeira seja também investigada,e de todos os outros.
Não aguento mais ver tanta hipocresia reunida.
Assumam de uma vez por todas que isto não passa de uma tentativa desesperada de colocar Gabeira no poder,e tenham a dignidade de realizar um protesto limpo,sem essa máscara de luta pela democracia.
Por que não citam Molon,Jandira,Crivella e todos os outros candidatos derrotados?
Porque não passam de simpatizantes de Gabeira esperneando.
Cresçam e façam um protesto maduro de verdade.Não essa porcaria.

Anônimo disse...

O anônimo acima não sabe ler e finge não enxergar.

A ele não deve fazer diferença o que vem ocorrendo há anos na política do Rio e nacional.

É óbvio que o movimento teve influência da campanha do Gabeira.
Foi ela que nos fez enxergar que é possível.
Nos fez acreditar.

Foi o Gabeira, poderia ter sido outro. Mas dessa vez foi ele.

Essa é a relação.

Anônimo disse...

Discordo do movimento. Seria melhor transferir o protesto para Zona Sul e centro com cartazes com os dizeres: "Viajou bem feito", "Viajou? Agora não reclama", "O seu bronze não vai durar quatro anos o prefeito sim".

Anônimo disse...

O anônimo do meio é o típico eleitor de Gabeira:alienado e que se baseia em suposições para criar afirmações que seriam mais felizes se guardadas em sua mente alienada.
O que Gabeira lhe mostrou?
Um político que realiza uma campanha pautada na vitimização e que gostaria de entrar as escuras na prefeitura do Rio de Janeiro,sem saber o que enfrentaria e sem idéia do que faria?
Você diz que não sei ler e que não penso no que vem ocorrendo há anos na política...pois bem,será que eu não sei ou será que essa onda verde despertou alienados como você,que mostrou claramente em seu post infeliz que antes disso não tinha consciencia política.
Repito,este movimento é apenas um revanchismo,e se fosse Gabeira o vencedor,ele não aconteceria,mesmo este também sendo um suspeito.

Anônimo disse...

Sempre que um movimento popular e espontâneo desafia o conformismo daqueles que querem que as coisas continuem como estão, quatro tipos de atitudes aparecem:

- alguns tentam desqualificar o movimento
- outros tentam apropriar-se dele
- outros ainda tentam esmorecê-lo
- e outros tantos tentam criar tumulto

A resposta contra isso? Mais força, mais garra e mais união.Se há quem se preste a vir aqui para criticar, e ainda por cima escondendo o próprio nome, é sinal que o movimento está no caminho certo, pois começa a incomodar, e muito, pelo visto.

Sugiro que leiam o texto "O Rio de Janeiro não é um burgo podre", de Elio Gaspari.

Sexta-feira, dia 31, 12h, Cinelândia. O carioca vai mostrar que ainda tem vergonha na cara.

Mário Araújo disse...

Parabéns pela atitude, espero que esse seja o começo de uma reação do povo brasileiro contra a corrupção generalizada no país!!!

Anônimo disse...

Deize

Vamos esperar então para ver no que vai dar esse movimento...
E esconder o nome?
Pior ainda é esconder a verdadeira causa de um movimento por trás de uma máscara hipócrita.
Vá ao Blog de Gabeira,só há acusações contra Paes e nada mais do que isso,e ainda há aqui gente que acha que o resto do Rio de Janeiro é burro ou ignorante,e que só vcs são cultos,intelectuais e sabem o que é melhor.
Sempre que um movimento justo surge,pessoas de diferentes idéias se unem para defendê-lo,mas,neste caso,somente essa elite simpatizante de Gabeira está envolvida.
Você mesma sugere um texto,se mostra intelectualizada como todo esse movimento que não é para os populares.
E como todo pseudo intelectual,vem aqui e coloca sua verdade como sendo a única,e que este movimento está ganhando força...mas te digo:de nada adiantará,porque suspeitos todos são,e feitas as devidas investigações,aparecerão podres de todos,porque isso é política.
Se chegou a esse ponto foi pela acomodação do povo,incluindo vocês que agora só saem as ruas por revanchismo.

Lucas Nicolato disse...

Gente,

Recebi email sobre esse movimento, li alguns posts no blog e comentários, e gostaria de dar minha opinião.
Fazer um movimento pela impugnação da candidatura de Eduardo Paes é um erro. Fica parecendo revanchismo, mesmo que não seja. Quem deve decidir pela impugnação ou não é o TRE. Concordo que a campanha do Paes foi suja, extremamente irregular etc. Também não estou feliz. Também votei no Gabeira. Mas não faz sentido pedir a impugnação, especialmente agora, vai ficar caracterizado como "gente que não sabe perder".
Reclamar do feriado também é tolice. Quem queria votar em algum candidato ficou no Rio e votou. É lógico que foi uma manobra do Sérgio Cabral, que o feriado podia ter ido pra sexta-feira, como aconteceu com o feriado dos servidores municipais. Mas isso não é coerção. Como já disse, quem queria votar no Gabeira, ficou no Rio e votou no Gabeira. Quem queria votar no Paes, ficou no Rio e votou no Paes. Quem viajou é porque não tinha muito interesse em votar em nenhum deles.
Se há alguma bandeira a ser levantada é a seguinte: foram constatadas diversas irregularidades desde o primeiro turno. As eleições já terminaram e ainda não temos notícia dos resultados desses processos. Descubram números de processos, de BOs, e cobrem do TRE a investigação e punição dos culpados identificados. Concentrem-se nas denúncias mais graves - compra de votos, coação com uso de força (inclusive armas), recursos não contabilizados. Investiguem, consigam informações concretas. Não vale a pena entrar no mérito de spam e panfletos difamatórios - a menos que eles indiquem outras irregularidades, como recursos ilegais.
Uma sugestão de texto de discurso e panfletos: "As eleições municipais no Rio de Janeiro foram extremamente disputadas este ano, o que significa que cada voto faz muita diferença, para um lado ou para o outro. Infelizmente, vemos que o TRE não deu a atenção devida a nossos votos e não conseguiu coibir uma multidão de crimes eleitorais, desde o primeiro turno. Além disso, foram registradas perdas de votos em algumas seções. Essa situação enfraquece a democracia e é inaceitável. O voto do cidadão deve ser valorizado e tratado com respeito, sem coações. Queremos crer que o povo carioca escolheu o seu prefeito e seus vereadores, mas a impunidade dos crimes eleitorais deteriora a representatividade daqueles que elegemos. Que todos os culpados de todos os partidos sejam identificados e punidos. Impunidade nunca mais. Democracia se faz com justiça."
O que acham?

Agora se for pra reclamar de feriado e levantar a bandeira da impugnação é melhor nem começar... Vai sair pela culatra o tiro.

Outra coisa, se deve ser um movimento apartidário, chamem gente que não votou no Gabeira. Acho que os caras do PSOL, por exemplo, estariam interessados. Chamem gente que votou no Paes, gente do PT etc. Gente de ONGs. Se ficar só nos eleitores do Gabeira também vai sair pela culatra.

abraços,
Lucas

Anônimo disse...

GAROTOS,GAROTOS..PERGUNTEM AO TICO SANTA CRUZ QUEM É MARCIO FORTE, RONALDO CESAR COELHO ,RUBENS MEDINA, AGRIPINO MAIA, ENTRE TANTOS OUTROS AE DO PSDB? PEGUNTE A ELE QUEM GOVERNOU DURANTE 8 ANOS, E INVENTARAM E REELEIÇÃO?
FICAR COM BUNDA NA CADEIRA,NA SALA COM AR CONDICIONADO ,É MOLE.
ESCREVER ASSUNTO Q É POLÉMICO E Q, OS SEUS ALIADOS JÁ USSARAM ESSES ARTIFICIO NO PASSADO PARA CONFUNDIR A POPULAÇÃO NOS PLEITOS ONDE OS SEUS ALIADOS VECERAM E , NAÕ HOUVE MANIFESTAÇAO CONTRARIA.

HJ PORQUE PERDE, QUER SE ESPERNIAR NA FORMA DE MORALIDADE." PASSEATA PRA INGLES VER "

QUER MORALIDADE MESMO?

SE ORGANIZEM, PRO FUTURO PASSEATA DE BONSSUCESO A PENHA...
DE CASCADURA A GUADALUPE, BARROS FILHO A PAVUNA
DA PRAÇA SECA A SULACAP, DE REALENGO A BANGU , DE BANGU A SEPETIBA, DA BARRA A CIDADE DE DEUS.

E ASSIM SUCESSIVAMENTE...ABRANGENDO TODOS OS ASSUNTOS COMO : SANEAMENTO BASICO,SAÚDE,ESCOLAS,SEGURANÇA, MORALIDADE E TANTOS OUTROS ASSUNTOS QUESTIONADO AQUI....AE SIM SERIA A PASSEATA DA MORALIDADE E NÃO FICARIA RETRITO A ELEIÇÃO DE PREFEITO DO RIO DE JANEIRO DE 2008.

CLARO NAÕ SE DEVE ESQUECER O PLEITO DE 2008 MAS, LUTA PELA MORALIDADE DE 2010 APARTI DE AGORA SEM VINCULO COM NENHUM POLITICO.

Anônimo disse...

Se chegamos aonde chegamos, nesse caos absoluto, foi por uma ignorância política da população (fruto de tanta falta de educação). Como mobilizar uma parte da população que nem acompanha notícias políticas e nem sabe quel a função de cada cargo. Não sou integrante desse movimento, mas esperei até o último momento uma ação do TRE-Rio punindo esses atos ilegais. Não houve.
Não poderei estar presente sexta na manifestação, mas dou meu apoio ao movimento e já me manifestei enviando cartas ao TSE (reclamando da inércia do TRE, que ainda por cima está fora do ar o serviço de comunicação) e aos jornais.
Marina Duarte

Anônimo disse...

QUERO PARABENIZA O COMENTARIO DO LUCAS NICOLATO.

PELA VISÃO E COERENCIA.


DEISE-TALVES JA TENHA INICIADO DE MANEIRA ERRADA SEM CONTEXTO,CONFUSO DE UM IDEAL.

Anônimo disse...

Tico Santa Cruz? Quem vem depois? Wanessa camargo?

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Anônimo disse...
Me desculpe,mas Boca de urna não muda a cabeça
----------------
ai Jesus quantos anos terá esse anonimo aqui
quanta abobrinha, não entende patavinas e vem dar um pitaco enorme, mistura primeiro com segundo turno, onde as forças se juntaram.
Fala de Janadira e Crivela e esquece que o apoio ao PAES, foi deles! Eita pessoa que dá pitaco e não entende patavina, meu olho não é pinico pra ler essas coisa
fico besta de ver tanta asneira!
Já começa pela argumentação:
Eu recebi panfleto e não mudei meu voto...ui ui eu tb não mudei o meu
ah me poupe!

Anônimo disse...

Nossa! Comparar Tico Santa Cruz com Wanessa Camargo é fogo. Tirando a parte musical (não curto nenhum dos dois), uma pessoa minimamente informada sabe que Tico é engajado na luta pela cidadania, participou e organizou diversos protestos e passeatas. Wanessa não.

Acho que de qualquer forma a passeata é importante, pra mostrar a força e a união do povo. Nem que seja para o Eduardo Paes ficar ligado que estamos de olho e haverá cobrança.
A questão não é revanchismo.

Para os organizadores, o blog da Cora Ronái do globo está interessante http://cora.blogspot.com/. È possível se informar também sobre problemas da eleição e erros dos DOIS candidatos no blog do Noblat.

Anônimo disse...

Ao anônimos que defendem o Paes, vocês vão ter o que merecem...
Vão sentar na upa-upa do Papaes Noel.
Vão sofrer na fila de uma delas, com dengue.

Se vocês gostam, o que podemos fazer?

São do tipo de pessoa que devem sentir saudades de FH, que devem achar o Lula um burro, que não sabe falar direito.

O preconceito é de vocês!

Gabeira venceu também na Zona Norte e no Centro.

O preconceito é que nem raiva, inveja e outros sentimentos podres.

Estavam com medo?
Medo de que?

Medo que nem a Regina Duarte ao defender o Serra?

Vão se fuder!

Se querem que essa máfia continue, assim vai ser.

Em UM dia o prefeito eleito já descumpriu TRÊS promessas.

Vocês merecem!
Vocês merecem!
Vocês merecem!

Anônimo disse...

Tico Santa Cruz não é engajado P**** nenhuma, menos ainda em 'luta pela cidadania'. É um revanchista que se angustiou com a morte do amigo e resolveu 'dar um basta'. Juntando a isso o oportunismo do empresário da banda... temos um garoto propaganda esguelando seus inconformismos desconexos pra galerinha pasteurizada da MTV. A cara desse movimento aqui, casou perfeitamente.

Lembram-se quando ele fez uma patacoada parecida com essa que voces estão querendo organizar? 'manifestação contra a violência na praia'... como toda manifestação feita sem conhecimento algum de pratica política: um fiasco. Aí ele dá uma entrevista revoltadinho, dizendo que 'se fosse mobilização por ideologia política, estaria cheio de gente, lamentável': isso é postura de 'engajado na luta pela cidadania'? não, não é mesmo

Anônimo disse...

O cidadão acima deve ser filhinho de político do lado de lá ou, gostaria de ser.

Anônimo disse...

"Ao anônimos que defendem o Paes, vocês vão ter o que merecem...
Vão sentar na upa-upa do Papaes Noel.
Vão sofrer na fila de uma delas, com dengue."

caro que escreveu isso: a maioria dos comentários anonimos que vejo aqui não são de defesa do Paes, mas de ataque a um movimento elitista, preconceituoso, nulo em orientação política, e que não consegue disfarçar a raiz eleitoral de sua indignação: a derrota de seu candidato.

A propósito, esses ataques que você levantou contra o presidente da República (que seria a opinião de quem esta criticando) são difundidos e sustentados justamente pelo grupo reunido ao redor da candidatura gabeira.

Anônimo disse...

És da ala de lá.
E, pelo modo como se porta, não duvido mesmo que seja filho de político e satisfeito com a continuação da máfia.

De Inhoíba é que não és.

Divirta-se!

Anônimo disse...

Acha impossível que alguém critique essa patifaria toda e não seja atrelada ao outro lado? Reflete bem o nível de esclarecimento po´litico dos componentes desse movimento do filho único contrariado.
Sou socialista e filho de funcionario publico e professora. Argumentozinho mais babaca esse hein?

Lucas Nicolato disse...

Caros,

Reitero minhas observações acima e acrescento algumas:

Muitos cidadãos estão indignados com a forma como transcorreram as eleições este ano. É louvável a mobilização política e seria um desperdicio não canalizar e manifestar essa energia.
Mas é preciso antes ter clareza sobre o que se está defendendo.
É preciso ter objetivos claros, conceitos precisos. Indignação pura não resolve problemas, ela precisa de um alvo.
Não acho que ficar prolongando a discussão sobre quem é melhor ou quais eleitores estão certos tenha qualquer utilidade. O momento de dizer quem preferimos já passou.
Realizar novas eleições também não leva a muita coisa: se os órgãos responsáveis não conseguiram coibir os crimes nos dois primeiros turnos, não será em um terceiro turno que conseguirá.
A única coisa que resta é investigar, descobrir os responsáveis pelas infrações, e puni-los. E cabe sim, à população exigir providências do TRE e TSE. Não é porque as eleições terminarem que os crimes expiram.

Mas se for para misturar a indignação pela forma como transcorreu a eleição com a mágoa pelos resultados, não vale a pena. E não trará bons resultados.

O melhor seria adiar essa manifestação, e organizar melhor as idéias, escrevendo um texto claro e consensual com os objetivos do movimento.

Acho que seria imprecindível esclarecer que não se trata de movimento contra o prefeito eleito, nem contra quaisquer dos vereadores eleitos, muito pelo contrário, um movimento pela cidadania, e pelo respeito a todos os envolvidos no processo eleitoral.

um abraço,
Lucas

Lucas Nicolato disse...

Só complementando:

A referência "chega de campanhas sujas" será inevitavelmente interpretada como "chega de eduardo paes", já que foi a bandeira levantada por gabeira.

Seria mais importante dizer "chega de impunidade" - se não punirmos os crimes eleitorais de hoje, amanhã só haverá mais crimes.

E acho importante destacar que a campanha não é contra nem a favor de candidato, mas contra a impunidade e a favor da democracia.

abraço,
Lucas

Anônimo disse...

Eu acho a iniciativa da passeata interessante. Porém, eu sempre fui contra passeata pelo extremo perigo do tiro sair pela culatra e pelo fato de que nem todos que vão participar querem a punição dos cadidatos (veja o plural) que cometeram crimes eleitorais. Eu votei no Gabeira e concordo (em parte!) com o que alguns anônimos disseram: muitos do movimento vão apenas por vingança e não para cobrar justiça.
Concordo com o Lucas Nicolato. Temos que cair em cima do TRE para que ele puna os candidatos irregulares (inclusive o Paes, que é um safado).
Agora, outra coisa atrapalha tudo isso é o preconceito dos que se dizem "populares". O Gabeira pode até ser mais safado que o Paes, mas a camapanha desse foi REPLETA de irregularidades que os tão politizados "populares" não viram.
Agora, por mais que o Gabeira seja o rei da corrupção, não vi nenhuma irregularidade da parte dele. E para piorar, as únicas críticas que eu li sobre o Gabeira eram que ele é viado, maconheiro, terrorista e alienado, sendo que nos debates, ele sempre defendia suas idéias dizendo de onde partiria o dinheiro e como funcionaria na prática (pode ser tudo loucura, mas o Paes só repetia as sua 40 UPAs, que só Deus sabe de onde vai vir o dinheiro, e a legalização das vans, que até agora ele não falou como vai fazer).
Eu posso ser mais um da elite burra e metida, mas até agora eu não consegui ver nada de sólido contra o Gabeira. E sólido eu quero dizer acusações de irregularidades na campanha, falta de ética na hora se colocar nos comerciais e debates, etc. Quem tiver qualquer notícia oficial disso, vou ler com o maior prazer. Por que só falar que a elite é burra e preconceituosa é fácil.

Lucas Nicolato disse...

correções:

é mais importante dizer "chega de impunidade", se concentrar nisso. (não "seria mais importante")

não são mais candidatos, são prefeito eleito e deputado.

Anônimo disse...

Os 20 % de eleitores não votantes é muito significativo e expressivo.
Isso demonstra o grau de insatisfação do povo e a falta de credibilidade em relação aos candidatos!

A campanha contra Gabeira estava descarada, a coação na zona oeste estava absurda e como destaca o e-mail ....a propaganda de Paes em relação as UPAs é escandalosa.

Se Cirvella foi rechaçado em relação o uso em sua campanha sobre urbanização das favelas (O Cimento Social) - coordenado por ele em quanto senador, por que isso caracterizava o uso eleitorero da obra; a pergunta que se faz :

- Por que Paes tb não foi questionado sobre isso, o uso eleitorero das UPA's?

Ainda digo mais: que papel de palhaço fizeram o PT e PCdoB que atacaram Paes e depois o apoiaram!
Quem não se lembra da campanha de Jandira Fegali, onde mostrava o discurso de Paes na câmara de deputados atacando Lula e logo depois Jandira falava: Eu não sou duas caras!
E o PT que depois de atacado e esculhembado por Paes e seu partido, fecharam aliança no segundo turno!

Só vergonha... sem vergonha!!!

Ass.: Thiago

Anônimo disse...

"E o PT que depois de atacado e esculhembado por Paes e seu partido, fecharam aliança no segundo turno!"

amigo, é terrível que o candidato seja o paes, mas a alinaça do PT foi com o PMDB, partido da base aliada, enquanto Gabeira era da coligação PV/PSDB/DEM, oposição oportunista.

Anônimo disse...

DISTRIBUAM ESSE PANFLETO NAS PORTAS DE FACULDADES, CANDIDO MENDES, PUC, UERJ E OUTRAS

Anônimo disse...

parece que a galera não tá entendendo MESMO a função do movimento. acho que esqueceram que a idéia é protestar contra a APATIA do grandioso TRE em relação às sujeiras de campanha que não podiam ter acontecido e que podem, obviamente, desviar votos de muita gente.

a questão é a democracia, que está no nome do movimento. a ignorância e a dificuldade de acesso à informação por parte de muita gente levou a isso, e é isso que deve estar dentro do discurso do movimento. as acusações contra paes estão dentro disso SIM, não tem jeito né. não foi vista nenhuma ação do gabeira relacionada a crimes eleitorais, há de se concordar.

não adianta pegar o movimento pela metade e sair chamando de revanchismo se nem se está participando das discussões sobre o movimento que acontecem, pelo menos, no orkut e devem acontecer hoje também.

eu sugiro que se informem mais, grandiosos intelectuais e faladores de m****, antes de chamar esse movimento a favor da limpeza dos processos eleitorais de revanchismo.

Anônimo disse...

considero isso tudo um atentado á democracia, às instituições e uma violação do direito dos que foram às urnas fazer valer a sua vontade , pois se muitos não quiseram votar que se cobrem deles a ausência, omissão e alienação, pois o pleito foi limpo e tanto a apuração oficial quanto as pesquisas demonstram isso, inclusive, com o imenso número de abstenções.
fazer passeata depois de uma eleição em que um candidato identificado com a juventude da zona sul e norte, é reviver os momentos pré-64 em que a classe média manipulada pela direita ia á ruas protestar pela família em nome da democracia. isso tudo é inconsequencia juvenil e não deve ser estimulada por quem tenha bom senso e respeito ao estado democrático e de direito, se não sabem o que é isso, que aprendam e se organizam politicamente e não fazendo protestos infantis de perdedores que desconhecem a regra do jogo, e esta é clara, vence quem tiver mais votos, mesmo que por pouca diferença, a vontade da maioria deve ser acatada.

Anônimo disse...

ah, o Eduardo Paes foi escolhido democraticamente? e as fraudes? e os mortos "revivendo" pra votar?

a questão é: isso está errado. Porém, o TRE não fez nada de concreto para que isso não acontecesse, além de não ter punido os responsáveis por isso.

ninguém está questionando se ele ganhou justamente ou não. essa não é a questão...

o problema foi o método que ele usou na sua campanha, baseado na difamação do candidato oposto e na panfletagem irregular, além de outros aspectos que, SE VOCÊ PESQUISAR, vai achar.

a defesa é do processo eleitoral LIMPO. é óbvio que isso recai sobre o eduardo paes, já que ele cometeu ilicitudes agora, no nosso presente. de repente, está surgindo aí uma geração que exige mais transparência da politicagem de hoje.

Anônimo disse...

OLHA QUE ABSURDO !!!! ESTÃO TENTANDO NOS CALAR !!!!!!!!

FUI ENTRAR NO BLOG E OLHA COM O QUE ME DEPAREI:

Possíveis violações dos Termos de Serviço do Blogger

Este blog está sendo analisado devido a possíveis violações do Termos de Serviço do Blogger.

Se você for um leitor regular deste blog e estiver certo de que o conteúdo é adequado, sinta-se à vontade para clicar em "Continuar" para continuar no blog. Pedimos desculpas pelo transtorno.

Se você for um autor deste blog, siga as instruções do painel para remover esta página de aviso.

Anônimo disse...

Muito Boa essa iniciativa certamente arrumarei mais adpetos, entretanto a data que não é muito boa.
Sexta-feira não dá para faltar trabalho.
Porque não domingo pela manhã no leme assim como as demais caminhadas da onda verde??

Anônimo disse...

É DEMOCRACIA MESMO, IDEIA BOA ESSA DOMINGO NO LEME CAMINHADA VERDE.

Anônimo disse...

Só esclareçam melhor: É 12h a concentração, com início da caminhada ás 13h?

Anônimo disse...

Acho a iniciativa da passeata muito boa, no entanto, concordo com os que disseram que está muito desorganizada, sem objetivos claros e definidos. Por exemplo, o comentário acima revela que a anônima não conseguiu dissociar a passeata da onda verde.
Discordo da reivindicação de impugnação da candidatura do Eduardo Paes, também acho que o mote do movimento deveria ser pela averiguação da lisura das eleições e deveriam ser investigados os dois candidatos. Para tanto, este protesto tem que chegar ao TRE, o que seria mais eficaz se fosse por meio de um abaixo assinado ou algo que o valha. Portanto, pensei que seria uma boa idéia fazer circular uma lista durante a manifestação pedindo tal investigação do TRE.
Por outro lado, acho que muitos aqui estão sendo ingênuos. O movimento ganhou uma repercussão muito grande, obviamente, tanto pessoas mais exaltadas partidárias da moralização, quanto pessoas que adoram tumultos vão causar problemas, fora os que serão plantados no movimento apenas para desmoralizá-lo com badernas e quebradeiras. Tenho muito medo que isso saia do controle e redunde em pancadaria. Vocês já avisaram a polícia? Seria fundamental!
Além disso, acho que, antes de falar, fazer ou reivindicar besteira, todos deviam ler o código eleitoral. Com uma passadinha de olho já dá para ter uma idéia de quais reivindicações são cabíveis e quais são besteira.
Enfim, para quem se interessar, aí vai o link do código eleitoral: http://www3.pr.gov.br/noticias/eleicoes_temp/coletanea/CodiElei.htm

Lucas Nicolato disse...

Concordo com a Mayara, o melhor é primeiro escrever um texto bem objetivo com todas as reivindicações, para ser entregue ao TRE, como um abaixo assinado.
Então as pessoas poderão ler o texto e saber se concordam ou não com o seu conteúdo.
Do jeito que está fica até dificl saber se concordamos ou não. E o movimento será alvo fácil para interferências externas e má interpretação.

abraço,
Lucas

Anônimo disse...

JOVEM -PRISCILA.NÃO HOUVIR ,NÃO VI AS DENÚNCIAS CONTRA O Sr EDU...
TADOS AS REPORTAGEM Q ASSISTIR DAVA CONTA DE ELEMENTOS Q POSSIVEIS ALIADOS DE SUA CANDIDATURA.

VI Q O TRE TRABALHOU DESDE O INICIO DA CAMPANHA ELEITORAL,IMPUGNANDO CANDIDATURA,MAS INFELIZMENTE,FORAM TODAS ABSOLVIDAS PELO T S E.
A FISCALIZAÇÃO ESTAVA NAS RUAS RECOLHENDO TUDO Q ESTAVA IRREGULAR.TODOS Q MERECERAM DENUNCIA FORAM DENINUCIADOS,CABE AGORA A JUSTIÇA JUGALOS.

AH TEMPO! QUANTO A SUJEIRADA Q O CANDIDATO GABEIRA SE REFERIU NO HORARIO POLITICO...GOSTARIA DE PERGUNTAR COMO SE DEU A DIVULGAÇÃO DOS CANDIDOS A VEREADOR DE SEU PARTIDO E OS Q APOIAVAM?FOI VIRTUAL?NÃO TEVE GALHARDETE SANTINHOS? ENTRE OUTRAS MANEIRA DE COMUNICAR COM O ELEITOR?
E USOU NO SEU HORARIO POLICO COVARDIMENTE AS IMAGENS DE CIDADÃOS NAS ESQUINAS COM AS PLACAS Q ERAM PERMITIDAS PELO TRE,USOU DE MANEIRA AGRESSIVA E SUBVERSIVA.
PARA DESQUALIFICAR A OUTRA CANDIDATURA.

ISSO NÃO É ,E NÃO SERÁ UM MOVIMENTO DEMOCRATICO,
SERÁ APENAS A CONTIUIDADE DA CAMINHADA DO MODISMO QUE NAÕ PEGOU. "A ONDA VERDE"

ESTA CAMINHADA VAI CAMUFLAR A FRUSTAÇÃO DE ALGUNS FALSOS INTELECTUAIS.

PONDO NO FERIADO,NOS PANFLETOS A CULPA DA PERDA.

ACHO Q TA HORA DE ACORDA PRA 2010, ENQUANTO A TEMPO.

ELE SERA GRANDE SENADOR PODE DEIXAR...

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa!
É uma vergonha para o Rio de Janeiro eleger uma candidato que agiu de maneira tão suja durante toda a eleição...

Anônimo disse...

PARABENZ MAYARA.
PELA POSTURA E O EQUILIBRIO VERBAL,VISÃO POLITICA E A SENSATEZ DO TEXTO..É ISSO AE JOVEM.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a Mayara e o Lucas, falta organização e segurança, sempre tem uma meia dúzia barulhenta que vai só pra fazer quebradeira e baderna, a presença da polícia seria fundamental para garantir a tranquilidade e a segurança de todos.Também é fundamental um abaixo assinado, bem como um texto bem elaborado(e bem escrito também, os erros de português aqui no blog tem sido muitos) para ser entregue ao TRE.

Anônimo disse...

apartidario ... vcs ESTÃO SENDO COMANDADOS PELO DEM ..OU VÃO NEGAR A AJUDA DO DEPUTADO FEDERAL JOÃO PEDRO O PREFERIDO DO PREFEITO CESAR MAIA

herbae disse...

Lucas: há voluntários na comunidade do Orkut preparando bem o texto e coletando provas das irregularidades.

Curiosidade: tirei isto do programa do PMDB (em tempo: será que o Paes leu?)
1.7.2 - O PMDB entende que as mobilizações populares, "a voz e o sentimento das ruas" no dizer de Ulysses, são uma forma especial e legítima de participação e de autodefesa da sociedade, a exemplo das memoráveis campanhas das diretas e pró-impeachment.

Está em: http://www.fugpmdb.org.br/pro_pmdb.htm.

Aos organizadores: vocês precisam atualizar melhor este blog com que acontece no Orkut, senão os fazedores de intriga acabam ganhando força aqui.

Aos temerosos: claro que boa parte dos que aderiram também estão chateados com a derrota do Gabeira, mas o que vocês queriam? Tivemos uma derrota apertada de um candidato que fez uma campanha diferente de tudo que já vimos. Queremos que, daqui em diante, as campanhas sejam todas assim, como foi a do Gabeira. Claro que o movimento está ligado a este evento histórico que foram as eleições de 2008, não poderia ser diferente.

Aos demais: como já foi dito antes, haverão vários que tentarão enfraquecer e desqualificar o movimento. Não esmoreçam. Estaremos todos lá na sexta. Já se vão 19 anos de sujeirada em campanhas e queremos um basta para isso. O TRE tem que ser cobrado.

Um abraço a todos.

Anônimo disse...

Também concordo que os detalhes tem de ser mais expostos no blog, pois muitas pessoas(inclusive eu) não possuem orkut e assim fica complicado ter acesso à informações importantes que ficam restritas ao orkut.

Lucas Nicolato disse...

Concordo que o TRE tem que ser cobrado. Mas acho que é preciso que tudo seja muito bem definido. E acho que pedir a impugnação de Paes é um erro. O ideal seria pedir rigor na punição das infrações eleitorais, sem citar nomes de cara. Apenas na enumeração dos crimes apontados apareceria o nome dos possíveis autores e candidatos beneficiados.

Anônimo disse...

Concordo com o lucas, pedindo a impugnação de cara fica parecendo revanchismo. É preciso que se investigue tudo e todos, se isso levar à impugnação, então que seja. Mas não somos nós que decidimos isso, e sim o TRE ou o TSE, órgãos encarregados dessa investigação. Caso eles se mostrem omissos, aí sim iremos protestar diretamente contra eles.

Anônimo disse...

Acho que o movimento está perdendo o real foco que teria que ser seguido. É logico que também achei um absurdo toda essa sujeira arquitetada pelos partidos, pela máquina pública. No entanto o movimento deve ser para cobrar do TRE uma real fiscalização e uma possivel punição diante dos verdadeiros crimes que ocorreram.Isso é democracia, as instituições servem para isso.O Paes foi eleito pelo voto, o Gabeira reconheceu a derrota, ir contra isso pedindo novas eleições é que é ir contra a democracia. A pressão é para que não se caia no esquecimento todas essas irregularidades. Só não entendo como servidores públicos que estão diretamente ligados com eleição, não ligam para quem o comandará.

Anônimo disse...

Gente vamos respeitar as pessoas...
Tanto as pessoas que postam, quanto as que leem essas letras...
Fica feio...
Pessoas que falam de politica e se dizem tao bem informados e conhecedores de tantas coisas, por farvor...

Podem falar o que for...
Mas se hoje está essa polemica toda em torno do Eduardo Paes, foi ele mesmo quem plantou isso...

Se houverem pessoas que saibam de irregularidades com a campanha do Gabeira, que falem tambem...
Que cobrem tambem...

Eu nao entendo de muito coisa nao, mas nao acredito que caibam comparações entre os dois candidatos...
Ja começa pelo carater deles...

Vejo muita gente neste blog, falando do movimento como se este pretendesse eleger o entao candidato Fernando Gabeira...
Se muito nao estou errada, o movimento visa cobrar das autoridades providencias, quantos as irregularidades (que foram muitas) acontecidas nestas eleições.
Agora se estas irregularidades invalidam a eleição do Paes, ai nao é mais culpa de ninguem...
O TRE cumpriu sua obrigação.
Se fosse o Gabeira no lugar do Paes, eu iria falar a mesma coisa...

So nao fiquem manchando a vida politica de um homem, que em 50 anos dedicando-se a politica, conseguiu o respeito das grandes autoridades, das grandes pessoas,e isso nao se nao se deu atoua...
É chamado por nomes conceituados para dar sua opnião sobre assuntos que se quer sao inerentes a ele...
50 e nenhuma mancha...
Nenhum escandalo...
Vamos dar valor aquilo que tem valor...
Sao poucos nesse pais.

Parece que as pessoas nao tem acesso a informação...
Posso estar errada, mas prefiro votar no Gabeira do que votar em alguem que esta sendo processado por desvio de dinheiro publico, afinal ele ira administrar o meu dinheiro tb... e o seu.

Muitos aqui nao eram nem nascidos quando ele começou sua vida publica e ate hoje pode-se considerar um vitorioso...

Votei nele pq votei com coração... Cansada de escutar sempre as mesmas coisas e nada mudar...
Votei pq senti sinceridade e honestidade...

Acho o movimento bacana...
Acho que a sociedade precisa berrar sempre que nao estiver de acordo com alguma coisa errada, e olha que sao muitas...
De pouquinho em pouquinho a gente chega lá...
Basta nao desistir...

O movimento nao é prol Gabeira...
O movimento é de cobrança das autoridades, face as irregularidades que foram cometidas... e se tiver alguma do Gabeira tem q ser apurada tb...

O que vale pra um, vale para todos...

So por farvor não comparemos os dois candidatos...
Um ao menos tem dignidade ne gente...

Foi so minha visão do assunto...
Nada entendo... Deixo isso aos grandes intelectuais, mas minha opnião é formada, baseada em jornais, informações...
Enfimmmm... Em tudo que se pode ler e que fica comprovada pelos inumeros meios de comunicação !!!

Vlw

Anônimo disse...

Do blog http://circodejaneiro.blogspot.com

A conta que não fecha

Faz 48 horas que eleição carioca foi encerrada, e ainda não foi digerida.

Basta andar pelas ruas, o silêncio das pessoas, uma certa irritação no ar, a impressão coletiva que nos fizeram de palhaços nos persegue em todos os cantos, nem os que votaram no vencedor estão comemorando, como se tivessem medo ou vergonha de terem participado de uma patifaria sem precedentes da história da política brasileira.

A primeira coisa que nos salta aos olhos é a questão da abstenção: como pode quase um milhão de pessoas, quase 1/4 do eleitorado, ter deixado de votar em uma eleição cuja a polêmica estava estampada em toda a cidade, que como em uma novela a cada dia se esperava um novo desfecho, um novo escândalo, envolvendo panfletos apócrifos, agressões e metiras generalizadas?

Muita gente, inclusive eu, apostou que Eduardo Paes teria sua candidatura impugnada, quando uma Kombi carregada de santinhos e folhetos apócrifos, faixas e cartazes de um pretenso movimento "sou suburbano" foi encontrada, depois a tentativa de agressão ao Gabeira em frente a um shopping na Zona Oeste, declaração de que iriam fazer e acontecer caso ele aparecesse em algum lugar.

Mas nada aconteceu, passamos três meses ouvindo propaganda do TRE para que observássemos os candidatos, Paes era um compêndio de desobediência às leis, praticamente só não praticou agressão física com as próprias mãos, mas seus seguranças sim.

O nível de gangsterismo de sua campanha foi tal que várias comunidades da Zona Oeste ficaram reféns de seus militantes, no dia da eleição eles iam de casa a casa falando barbaridades do Gabeira, ou circulavam com um carro de som dizendo que a comunidade "estava fechada" com o candidato Eduardo Paes.

Um fato isolado seria suficiente para levantar suspeitas do TRE, seria, mas nem as 25 toneladas de material de propaganda irregular, nem o material apreendido na gráfica com recibo para o PT foram suficientes para tanto.

Aí eu pergunto, adiantou fazer propaganda? Colocar a bonitinha da Lavínia Vlasack grávida falando aquelas coisa pra gente?

O sentimento do povo é de total falta de segurança jurídica, não se consegue punir um candidato nem quando no próprio dia da eleição ele invadia seções eleitorais para intimidar eleitores.

Acho que o povo quer justiça, se a diferença entre os dois candidatos foi de apenas 55 mil votos em um universo de 4 milhões de eleitores, e destes 1/4 não votou, a idéia de que estamos sendo governados pela escolha de uma minoria é verdadeira, e perigosa.

O Movimento Pró-Democracia nasceu no exato momento em que os resultados finais eram divulgados, e agora 48 horas depois, seu site no Orkut tem mais de 8 mil pessoas participando.

Não sei se até sexta-feira, dia da passeata que está marcada, qual será o rumo do movimento, mas até agora percebo uma nítida rejeição a qualquer movimento político ou sindical que queria se aproximar deles.

Acho justo, afinal de contas estaremos lá para pedir justiça não para servir de escada para movimentos político/partidários/sociais que durante a campanha suja de Paes não fizeram nada, sequer formalizaram um mísero protesto contra a forma como a propaganda vinha sendo feita.

O povo resolveu tom ar seu destino pelas próprias mãos, e nada mais justo que os jovens para liderar isso.

Muitos militantes do candidato Fernando Gabeira estarão lá, mas não se enganem, não é um movimento por ele, é contra o que fizeram com ele, essa é a principal diferença.

Mesmo que o TRE reconheça que houve irregularidades e impugne a candidatura de Paes, temos que considerar que ele não venceu, porque boa parte dos votos conseguidos por Eduardo Paes foi feita de uma forma ilegítima, pois foram conseguidos atraves de mentiras e ameaças.

Há centenas de casos relatados no TRE sobre essa eleição, e também há jurisprudência nesse caso, alguns prefeitos já perderam sua candidatura, como o caso do prefeito de Barra Mansa, que ganhou mas não vai ser diplomado porque utilizou a imagem de um UPA em seu horário eleitoral.

Bom se ele usou uma declaração sobre a UPA, o que dizer do Paes, que não só falou delas o tempo todo como também fez uma série de propagandas dentro delas, e pasmem, no melhor estilo Odorico Paraguassu o Governador Cabral inaugurou várias em plena campanha?

E o restaurante popular do Méier, inaugurado também na semana final do segundo turno, que tinha um comitê eleitoral do outro lado da rua e que ficou cercado de bandeiras e cabos eleitorais do Paes?

No momento que escrevo, imagino o que o candidato eleito pode estar preparando para impedir a passeata de sexta-feira, pois teme que o rastilho se acenda e exploda embaixo de sua cadeira, porque ele está ilegitimamente eleito, porque não nos representa, ele sequer representa os que o elegeram, pois ficou o segundo turno inteiro indo nos grotões dizendo que era suburbano para ganhar seus votos, e agora irá lhes dar de presente um lixão em Paciência, porque quem dá a licença ambiental é o Estado e isso já foi resolvido e assinado pelo Governador Cabral.

Aliás, o próprio fez uma cirurgia na língua, para a retirada de um tumor, e o fez em um hospital particular, pois se fosse em um hospital público ele a teria arrancada a sangue frio.

Acho que o momento não é mais para meias-palavras ou atitudes politicamente corretas, o TRE não aplicou as leis eleitorais no candidato Eduardo Paes, e o próprio sabe disso, logo, queremos saber o que aconteceu, porque as sanções devidas não foram tomadas.

O TRE tem até 17 de fevereiro para entrar com o processo, pois as pessoas querem respostas, está claro que a algo está faltando, uma posição final, uma consideração que seja, se nada acontecer até lá e ficarmos assistindo inertes a esse total desrespeito às leis, estaremos abrindo as portas para que as próximas eleições os cabos eleitorais saiam às ruas com facões nas mãos perguntando "manga curta ou manga comprida?".

Postado por Buriti às Terça-feira, Outubro 28, 2008

Anônimo disse...

27/10/2008 - 19h04
Em balanço final, juiz do TRE-RJ diz que tráfico e panfletos anônimos marcaram eleições
Diana Brito
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

Milícias, tráfico e panfletos anônimos marcaram estas eleições municipais de 2008 no Rio de Janeiro, segundo o juiz Luiz Márcio Pereira, coordenador da fiscalização do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

A pedido do UOL Eleições, ele fez, nesta segunda-feira (27) um "balanço final" dos principais fatos dessa campanha. O juiz afirmou que a investigação sobre os folhetos irregulares contra Fernando Gabeira (PV), um dos temas que dominou o segundo turno, pode levar à impugnação do mandato do prefeito eleito, Eduardo Paes (PMDB).

Os panfletos estão em poder do Ministério Público para serem avaliados. As investigações conduzidas pela Justiça Eleitoral pretendem identificar o autor deles.

"O tempo todo nós trabalhamos para tentar identificar os autores dessa campanha baixa, apócrifa, onde não havia possibilidade de defesa daquele que estava sendo agredido. Houve abuso do poder econômico e até mesmo do poder político", disse Luiz Márcio Pereira.

Outro assunto importante na campanha foi a violência e a coerção de eleitores pelas milícias. "O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fez o que foi possível e encaminhou as Tropas Federais para o Rio", disse Pereira.

Uso da máquina pública


No dia das eleições do segundo turno (26), fiscais do TRE apreenderam kits lanche, com os logotipos dos governos estadual e federal em um comitê de Eduardo Paes, em Madureira, na zona norte da cidade. Os kits tinham identificações com as escritas: "lanche" e "segundo tempo". Para o juiz eleitoral Luiz Márcio Pereira, "essa pode ser uma prova de uso da máquina pública".

"Na apreensão tinha material irregular e bolsas plásticas com os logotipos dos governos estadual e federal. Tudo vai ser avaliado pelo Ministério Público Eleitoral", afirmou o coordenador de fiscalização do TRE.

A assessoria de Paes negou que a propaganda ilegal recolhida em Madureira (zona norte) pertença ao candidato e informou que ele tem apenas um comitê que fica no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.

Luiz Márcio Pereira concordou com a assessoria de Paes, mas disse que o comitê é da vereadora eleita Vera Lins (PP), aliada do peemedebista, e "estava sendo usado como base para a campanha de Eduardo Paes na zona norte".

No comitê de Madureira, também foram encontrados panfletos apócrifos com fotos de Fernando Gabeira (PV) e do prefeito Cesar Maia (DEM). Na semana passada, fiscais eleitorais apreenderam os mesmos folhetos, mas com a assinatura do PT, PDT, PC do B e PSB

Anônimo disse...

Paes monta seu ninho tucano na Prefeitura


Muitos deixaram de votar em Gabeira por conta da aliança com o PSDB.

O que será que pensarão dessas primeiras nomeações?


Coordenador da transição será Antonio Pedro Figueira de Melo.

Nas últimas eleições para vereador (22/08/2004), o JB publicou o seguinte sobre ele:

"O ingresso na política, incentivado pelo deputado federal tucano Eduardo Paes, fez Antonio Pedro abreviar uma promissora carreira no mercado financeiro. Hoje, ele é proprietário de um badalado restaurante no Leblon.

Mais velho da turma, com 30 anos, o candidato do PSDB acorda cedo para fazer campanha. Busca votos além de sua praia, a Zona Sul. Nas ruas do Centro, faz panfletagem para fortalecer a campanha e disputa a atenção dos motoristas com ambulantes e malabaristas de sinal. Encerra cada dia com comícios domésticos - de dois a três por noite, sempre marcados com a ajuda de amigos e parentes. Antonio Pedro reconhece que não quer ser vereador por ideologia. Pretende, sim, renovar a Câmara e ''melhorar a vida das pessoas''. Ainda assim, faz questão de se diferenciar dos políticos clientelistas:

- Não atendo a pedidos pessoais, nem digo que sou candidato da Zona Sul ou de determinado bairro - afirma."



E acaba de sair no Ancelmo Góis, no Globo:
Mas não era o secretário de Saúde?

Mas o primeiro secretário anunciado por Eduardo Paes, segundo promessa dele mesmo, não seria o de Saúde? Pois ainda agorinha, no RJ TV, o prefeito eleito revelou o nome... do secretário de Governo, Pedro Paulo, deputado estadual tucano.

Além da promessa não cumprida já no primeiro dia, fica ainda a impressão de que a negociação política está na frente da saúde. É pena.

Ainda sobre Pedro Paulo, no Globo:

"Pedro Paulo, que foi chefe de gabinete de Paes na Câmara de Vereadores, em 1997, substituiu o hoje prefeito na Secretaria municipal de Meio Ambiente em 2001. O deputado fez campanha para Paes mesmo o PSDB estando na aliança com o PV na candidatura de Gabeira."

Outro dado sobre o deputado Pedro Paulo: votou na ALERJ CONTRA a cassação do ex-deputado Álvaro Lins, hoje hóspede de Bangu 8.

Anônimo disse...

Isto não é revanchismo. É justiça.
Comparem com uma competição olímpica, se o exame de doping é positivo, o eventual campeão é desclassificado e punido. Foi assim e é desta forma. Pena que a urina ou o sangue de uma ou mais pessoas não possa mostrar os "artifícios" utilizados para atingir a vitória. Cabe ao TRE entender que o "doping" eleitoral é crime e deve ser punido com perda de "medalha" e cadeia.

Anônimo disse...

Eu estou totalmente de acordo com o protesto!
o senhor Eduardo Paes jogou sujo, e mais uma vez temos de pagar por mais 4 anos! Isso não pode ficar assim.

Drax disse...

Oi...

Acho que vcs poderiam enviar comentários nos blog e pedir apoio e por a lista de blogs que apoiam o movimento...

O DRAX já esta junto com vcs...
www.draxrio.com

Anônimo disse...

Matou a política e foi ao cinema
Seg, 27/10/08
por Guilherme Fiuza - Autor de Meu nome não é Johnny

categoria Eleições
A eleição mais disputada do Brasil foi decidida pela ignorância. A ignorância dos cultos e dos bem-pensantes.
O vencedor, candidato de Lula e do governador Sérgio Cabral Filho, era também o candidato das milícias, como mostraram as pesquisas de opinião. Além do braço armado, tinha o braço da pirataria ideológica. Panfletos difamatórios foram apreendidos aos milhares nos comitês de Eduardo Paes.
A parcela mais esclarecida da população, aquela que grita por uma cidade mais civilizada e ética, aderiu a Fernando Gabeira. Uma "onda verde" das pessoas de bem adotou o candidato da transparência, que divulgou nome por nome dos seus doadores de campanha. E as quantias também. Tudo isso antes do primeiro turno. Uma revolução.
Num eleitorado de quase 5 milhões, Gabeira perdeu por pouco mais de 50 mil votos. Não foi derrotado pela campanha suja do adversário. Foi derrotado pelas "pessoas de bem".
A abstenção no Rio foi recorde. No feriadão criado pelo padrinho do vencedor, mais de 20% não votaram. E esse recorde foi puxado pela Zona Sul da cidade – onde está a maior concentração de cultos e bem-pensantes. Dessa turma, nada menos que um em cada quatro eleitores trocou a urna por um programa melhor.
Gabeira foi derrotado pelo eleitor de Gabeira.
O candidato do Partido Verde, que fez história nessa eleição com sua cruzada contra a baixaria, disse que derrotaria as máquinas estadual, federal e universal – a do bispo Crivella, amigo de Lula, que assim como as milícias aderiu a Eduardo Paes.
Gabeira derrotou-as. Só não conseguiu vencer a máquina da ignorância culta.
É a mais letal das ignorâncias. Trata-se daquela em que o sujeito tem educação e informação suficientes para discernir. Mas não assume suas responsabilidades.
Do povão manobrável, espera-se que seja manobrado. Das milícias e máquinas, espera-se que manobrem o povão. Da elite esclarecida, espera-se que dê o exemplo.
A elite esclarecida matou a política e foi ao cinema. Ou à praia. É direito dela. Só não tem mais direito de choramingar a falta de ética dos outros.
http://guilhermefiuza.com.br/colunaepoca/

Anônimo disse...

http://br.youtube.com/watch?v=EqVAWkTWUrw

Anônimo disse...

Eu não tenho nada a acrescentar ao texto do Tico. Sinceramente, concordo com ele em tudo! A começar pelo fato de que uma Democracia de verdade jamais poderá existir com o voto obrigatório. Tudo começa por aí...

Zefa das Caverna disse...

Fui uma candidata em Meriti à vereança e apesar da grande popularidade, fui esmagada pelo voto pago aos cidadãos sem consciência política, imediatistas e corruptos! Tivemos uma eleição atípica aqui, com candidatos presos pela PF, pagando até cem reais por um voto! Adoro o Gabeira! Para mim, o Rio perdeu uma grande oportunidade em ter uma nova modalidade de político. Um político moderno, capaz, inteligente e preparado para os novos tempos! Também vou na marcha, inclusive vou citar o caso da minha cidade e agregar ao movimento a minha indignação pela perda deste grande prefeito que o Rio precisava ter urgente! Um abraço a todos e contem comigo! Zefa a emergente brega da Baixada.

Anônimo disse...

Tico Santa Cruz não!

Acreditar em mudança, não acreditando na melhoria da distribuição da renda no País acredito que seja demagogia e medo das classes mais pobres.

Expliquei melhor no meu blog:
" Tico Santa Cruz: o mascote do Viva Rico"

http://osbosques.blogspot.com/2008/08/tico-santa-cruz-o-mascote-do-viva-rico.html

Democracia vem com informação e informação(infelizmente) anda junto com poder aquisitivo. Ou seja, não adianta pedir democracia concetrando a renda.

Anônimo disse...

Tico Santa Cruz não!

Acreditar em mudança, não acreditando na melhoria da distribuição da renda no País acredito que seja demagogia e medo das classes mais pobres.

Expliquei melhor no meu blog:
" Tico Santa Cruz: o mascote do Viva Rico"

http://osbosques.blogspot.com/2008/08/tico-santa-cruz-o-mascote-do-viva-rico.html

Democracia vem com informação e informação(infelizmente) anda junto com poder aquisitivo. Ou seja, não adianta pedir democracia concetrando a renda.

Anônimo disse...

Só existe democracia com voto obrigatório.
Tico Santa Cruz é um celerado que não sabe onde fica o próprio nariz.

Anônimo disse...

Concordo em punição para todas as irregularidades e manifestações pró-democraria, mas infelizmente não podemos esquecer que quase 1 milhão de pessoas não foram às urnas simplesmente porque NÃO QUISERAM. Porque preferiram um dia de sol na praia ou na serra e por isso colocaram 4 anos da cidade em risco. Isso é triste e ultrajante. E mais uma vez a moderna e estúpida Zona Sul deixou a desejar, contrariando seu próprio discurso nas eleições.

Diogo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pessoal, voces nao têm mais o que fazer nao? Na certa tem alguns ex-futuros-aspones do ex-futuro-governo do Gabeira, beira, beira...

O Paes ganhou porque a MAIORIA do povo votou nele. É difícil entender? Ainda: o Gabeira em 14 anos como deputado 'nao faz nada pelo nosso Estado, só "herbarios". Ele realmente pretendia vencer?
Ele só conseguiu muitos votos porque virou moda na semana da eleicao se dizer eleitor dele. Claro, com a quantidade de artistas globais apoiando ele, fica fácil. Aliás, isso é populismo encher a campanha de figuras globais de destaque e preterir mostrar programas de governo.

Outra coisa: agora a ZONA OESTE manda, o resto fica quieto. MANDA quem pode, obedece quem tem juízo! Zona Oeste agora é a que determina os rumos desta cidade, e a BARRA DA TIJUCA é o centro político do município.
Zona Sul já era! RUIU
Então, antes que eu me esqueça: relaxa e goza.

Anônimo disse...

Isto não é revanchismo. É justiça.
Comparem com uma competição olímpica, se o exame de doping é positivo, o eventual campeão é desclassificado e punido. Foi assim e é desta forma. Pena que a urina ou o sangue de uma ou mais pessoas não possa mostrar os "artifícios" utilizados para atingir a vitória. Cabe ao TRE entender que o "doping" eleitoral é crime e deve ser punido com perda de "medalha" e cadeia.

Anônimo disse...

27/10/2008 - 19h04
Em balanço final, juiz do TRE-RJ diz que tráfico e panfletos anônimos marcaram eleições
Diana Brito
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

Milícias, tráfico e panfletos anônimos marcaram estas eleições municipais de 2008 no Rio de Janeiro, segundo o juiz Luiz Márcio Pereira, coordenador da fiscalização do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

A pedido do UOL Eleições, ele fez, nesta segunda-feira (27) um "balanço final" dos principais fatos dessa campanha. O juiz afirmou que a investigação sobre os folhetos irregulares contra Fernando Gabeira (PV), um dos temas que dominou o segundo turno, pode levar à impugnação do mandato do prefeito eleito, Eduardo Paes (PMDB).

Os panfletos estão em poder do Ministério Público para serem avaliados. As investigações conduzidas pela Justiça Eleitoral pretendem identificar o autor deles.

"O tempo todo nós trabalhamos para tentar identificar os autores dessa campanha baixa, apócrifa, onde não havia possibilidade de defesa daquele que estava sendo agredido. Houve abuso do poder econômico e até mesmo do poder político", disse Luiz Márcio Pereira.

Outro assunto importante na campanha foi a violência e a coerção de eleitores pelas milícias. "O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fez o que foi possível e encaminhou as Tropas Federais para o Rio", disse Pereira.

Uso da máquina pública


No dia das eleições do segundo turno (26), fiscais do TRE apreenderam kits lanche, com os logotipos dos governos estadual e federal em um comitê de Eduardo Paes, em Madureira, na zona norte da cidade. Os kits tinham identificações com as escritas: "lanche" e "segundo tempo". Para o juiz eleitoral Luiz Márcio Pereira, "essa pode ser uma prova de uso da máquina pública".

"Na apreensão tinha material irregular e bolsas plásticas com os logotipos dos governos estadual e federal. Tudo vai ser avaliado pelo Ministério Público Eleitoral", afirmou o coordenador de fiscalização do TRE.

A assessoria de Paes negou que a propaganda ilegal recolhida em Madureira (zona norte) pertença ao candidato e informou que ele tem apenas um comitê que fica no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.

Luiz Márcio Pereira concordou com a assessoria de Paes, mas disse que o comitê é da vereadora eleita Vera Lins (PP), aliada do peemedebista, e "estava sendo usado como base para a campanha de Eduardo Paes na zona norte".

No comitê de Madureira, também foram encontrados panfletos apócrifos com fotos de Fernando Gabeira (PV) e do prefeito Cesar Maia (DEM). Na semana passada, fiscais eleitorais apreenderam os mesmos folhetos, mas com a assinatura do PT, PDT, PC do B e PSB

Anônimo disse...

Membros de comunidade do Orkut querem invalidar eleição de Eduardo Paes no Rio
Publicidade
ANDRÉ ZAHAR
colaboração para a Folha Online, no Rio

Um movimento articulado por jovens através do site de relacionamentos Orkut pretende invalidar o segundo turno da eleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro. O pleito deu a vitória ao candidato Eduardo Paes (PMDB), mas eles alegam que houve crimes eleitorais na campanha do peemedebista que justificariam a anulação da votação de domingo.

A assessoria de imprensa do prefeito eleito disse à reportagem da Folha Online que não iria comentar o assunto. A posição, por enquanto, é que o movimento não se justifica, pois supostas irregularidades serão julgadas pelo TRE-RJ.

Os militantes do Movimento Pró-Democracia, que nega ligação com o candidato derrotado Fernando Gabeira (PV), farão uma passeata nesta sexta-feira, às 12h, na Cinelândia, no centro do Rio. De lá eles devem seguir em direção ao TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro.

Às 14h15 desta quarta-feira, a comunidade do movimento no Orkut tinha 10.267 membros, a maioria estudantes. As reclamações contra Paes citam suposta boca-de-urna no último domingo, campanha difamatória contra Gabeira e suposto uso eleitoral da máquina pública do governo do estado.

"O candidato Eduardo Paes se aproveitou dos eleitores, roubando-lhes a dignidade em troca de merendas. Além disso, jogou sujo com seu adversário de campanha, apelando para as ofensas. Seus meliantes cometeram inúmeras irregularidades e sua 'campanha' foi vergonhosa para o Rio. Nosso objetivo é pressionar o TRE a tomar medidas severas contra esses crimes eleitorais e ressuscitar a democracia", diz o manifesto enviado pelo usuário Matheus Souza.

Procurado pela reportagem da Folha Online, o deputado Fernando Gabeira disse não ter nenhum envolvimento pessoal com o movimento. "Tenho conhecimento [do movimento], mas estou mais empenhado em deixar o TRE concluir suas investigações", disse.

Gabeira afirmou, porém, que pretende entrar com ação no TRE contra as supostas irregularidades. "Eles [TRE] vão nos dar a síntese de tudo que estão fazendo e nós vamos examinar e provocar [uma ação]. Para nós, o importante é confiar na Justiça. Não farei nenhum tipo de pressão", disse o candidato derrotado.

Anônimo disse...

Este movimento é uma piada... Tico Santa Cruz é uma piada... Todos reclamam das abstenções e lutam por voto facultativo... Nas últimas eleiçõs no Rio pro governo do Estado, foram para o segundo turno: Sérgio Cabral e Denise Frossard. Ao que me parece, pelos candidatos deste pleito, a tal consciência desta "elite esclarecida" da qual o cara do meu nome não é johnny, não estava vigorando. PSDB e PV são partidos da mudança desde quando?
O movimento que se intitula democrático, nem sequer discute o que é democracia. Já pensaram nas propostas do candidato que defendem (porque eu ainda não enguli a história da não ligação com Gabeira) os argumentos são diametralmente opostos aos do atual governo federal. Esta me parece uma manobra da oposição, PSDB e DEM, em conjunto com a elite demofóbica que articula a campanha de 2010... abram o olho e discutam mais sobre este movimento, porque assim qualquer pessoa que viva o dia dia difícil da perferia do Rio, terá argumentos suficientes para não aderir ao movimento.

Eduardo Paes ganhou pois conseguiu apresentar propostas melhores que Gabeira para áreas periféricas. Ainda que algumas propostas sejam paliativas e outras ineficientes, Gabeira nem isso fez.
Estão defendendo um candidato que não apresentou propostas e fez boca de urna...

Luís Cavalheiro disse...

Caríssimos

É com imenso prazer e imenso pesar que vejo os eventos que cercam a eleição para prefeito da Cidade do Rio de Janeiro. Em tempo é preciso esclarecer algumas coisas sobre mim, antes que algum anônimo venha a fazer interpretações incorretas sobre meu escrito. Sou caxiense com muito orgulho e "voto cativo do PSDB" (como eu mesmo digo), mas não sou filiado a partido nenhum. Não tenho nenhum envolvimento político com o cenário político da capital do Estado, a não ser a óbvia relação que esta cidade guarda com os demais municípios do Estado. Não estou ganhando para escrever isto aqui. Tenho coragem de usar meu nome pois acredito em minhas opiniões e não tenho vergonha delas. Não defendo aqui candidato algum, apenas a já tão abusada população que até se acostumou com as ofensas que lhe são empurradas goela abaixo.
Isto posto, é preciso agora explicar o porquê do "imenso prazer e imenso pesar" com o qual iniciei este comentário. Imenso prazer se refere a ter visto a propaganda política do Gabeira, algo tão belo e tão singular como há muito não se via no cenário político nacional: sem ataques, sem ofensas - apenas propostas, marketing pessoal (que é como eu encaro o fato do Gabeira ter prometido que os arquitetos das casas populares deveriam morar nelas por um dia) e defesas contra os ataques de Eduardo Paes. Imenso prazer por ver como é possível quase se eleger prefeito gastando muito menos que muitos candidatos à vereador (dou nome aos bois: Clarissa Garotinho e Carminha Gerominho, dois bons exemplos da curriola suja que vem como penduricalho do prefeito eleito). Imenso prazer em ver que o carioca ainda consegue pôr para funcionar os neurônios políticos que ainda não cozinharam devido ao sol escaldante e se identificar com uma causa, qualquer que seja. Imenso prazer em perceber que a população consegue identificar uma fraude, infrações à legislação, e posicionar-se contra esse pulha eleito com os votos do "bolsa disso, bolsa daquilo, pronto-socorros metidos à besta construídos com verba que seria melhor gasta consertando os hospitais públicos, kit-merenda e Liga da Justiça & demais milícias".
O "imenso pesar" fica por conta não do candidato eleito pela contagem das urnas (Anthony Garotinho versão prefeito), mas dos métodos ilegais e amplamente documentados usados por ele para eleger-se. O anônimo que disser que boca-de-urna não influencia eleição certamente não conhece a mentalidade humana ou cega-se por conveniência, e foi filmado pela TV Record, em programa exibido no Domingo Espetacular do dia 26/10, Eduardo Paes em pessoa fazendo boca-de-urna em bairros da Zona Oeste no dia da eleição. O anônimo que disser que material de propaganda não influencia eleição já que o povo vota em qualquer um mesmo está se contradizendo, pois se uma pessoa não tem preferência de voto votará no primeiro papelzinho que receber em mãos, e Paes distribuiu panfletos de sua campanha no dia das eleições - estive em Vista Alegre nesse dia, e vi o chão tomado por panfletos do Garotinho mal-disfarçado -, isso sem contar as bandeiras: segundo um senhor com o qual conversei no local, no sábado anterior às eleições havia na Estrada da Água Grande uma bandeira do Paes em cada esquina, cada uma rendendo R$50,00 por dia à pessoa que a segurava. O anônimo que disser que Paes representa a vontade do povo precisará me apresentar um eleitor desse senhor em carne e osso, pois não conheço nenhuma pessoa que declarou que votaria nele - e conheço mais pessoas no Município do Rio de Janeiro do que em Duque de Caxias, e como conheço gente! E o anônimo que disser que votar no Gabeira é votar na dobradinha DEM/PSDB por tabela esquece que o Paes foi revelado no mundo da política justamente por essa dobradinha, e que na última eleição, na qual se elegeu deputado, foi adversário ferrenho de Lula e Sérgio Cabral - senhores estes que o apoiaram agora. E esse pesar fica por conta dos fatos que pude, de alguma forma, testemunhar ou acessar.
Há, ainda, mais um fato para estimular meu pesar: é ver como um anônimo insurge-se contra um movimento que, por mais que seja formado por partidários da chamada "Onda Verde", quer exigir o cumprimento da legislação eleitoral, tão ignorada pelo senhor Eduardo Paes em suas ações. Se vivemos em um Estado de direito cuja fundamentação filosófica é o contratualismo social, onde fica por parte do Governo (representado aqui pelo TRE e pelo TSE) às cláusulas do acordo sacramentado entre povo e Estado às quais chamamos "leis"? Ou melhor: se o próprio Governo ignora os termos do acordo que ele firmou com o povo, o que esperar de senhores como Eduardo Paes, que em última análise não é nada além do que um membro do povo? Ou melhor ainda: se o Estado, que é apenas um corpo artificial composto pela população (como propôs Thomas Hobbes em Leviathan), e os elementos que o compõem são tais como Anthony & Rosinha & Clarissa Garotinho, Carminha Gerominho, Jorge Babu e outros tantos, o que esperar do resto? Logo esses senhores, que se propõem a dirigir esse corpo artificial em nome do povo, representam interesses que certamente não são os do povo - o que esperar dos candidatos que apóiam?
O que quero dizer é que, ao contrário dos dizeres dos anônimos de plantão, este movimento, segundo meu entendimento, não é em defesa deste ou daquele candidato, mas da Democracia, da Cidade do Rio de Janeiro e da Democracia, senhora esta por demais aviltada em nossa nação. E por meios anti-democráticos se elegeu mais um dos aviltadores dessa indefesa dama.

Anônimo disse...

Vamos começar protestando pela boca de urna que a vereadora Lucinha, a mais votada do município, estava fazendo para o candidato Fernando Gabeira. Afinal, o protesto é por eleições mais limpas e democráticas ou por não aceitar a derrota desse mesmo candidato?

Anônimo disse...

O gabeira é perfeito ele nunca erra para estas pessoas, muito bom vc lembrar desta situação com a vereadoralucinha...

Anônimo disse...

O que nós precisamos entender é que tem muita gente (a grande maioria) que não pensa... Não sabem o que é melhor para o Rio de Janeiro. Eu votei no Gabeira e digo uma coisa, ele e o Molon (do PT) eram os únicos candidatos que fariam a diferença na prefeitura. Eu como carioca estou cansada de Sergio Cabral, César Maia, Garotinho e sua prole... São todos da mesma panelinha. Mas aqui no Rio existe uma grande diferença de classes e a que prevalece é a baixa... e pessoas dessa classe infelizmente não possuem conhecimento e estudo adequado para saber o que é melhor para o Rio, assim ficam tentando atacar a classe média e alta por defenderem Gabeira e ainda trocam seus votos por qualquer merenda ou brindezinho achando que assim estão sendo honestos... Infelizmente nós sabemos o que é bom porque entendemos a grande diferença entre Paes e Gabeira... E digo mais, não foi o Gabeira quem perdeu e sim o Rio de Janeiro, que perdeu a oportunidade de ter um líder que nos representasse com dignidade, assim como nós merecemos. Descupem-me a franqueza!

Anônimo disse...

ORGANIZADORES DO PROTESTO. ENTREM EM CONTATO COM AS AGENCIAS DE NOTICIAS INTERNACIONAIS COM SEDE NO RIO, JORNAIS E TVS. ESTADOS UNIDOS E EUROPA. ELES PODEM DAR FORÇA AO MOVIMENTO COBRINDO ISSO INTERNACIONALMENTE. E COM CERTEZA CONSTRANGER O TRE A FAZER A INVESTIGAÇÃO CORRETA.

Anônimo disse...

Olha me desculpe paula mais vc foi completamente preconceituosa. eu sou da classe baixa
( de fato) e sou formada em filosofia, não me considero uma alienada. E as pessoas que eu conheço podem não ter diploma e serem pobres mais são esclarecidas. Isso demonstra o carater elitista deste movimento político. O importante para mim por exemplo é questionar o que foi apresentado no tópico acima de ti, pq ninguém tá falando da boca de urna da vereadora a favor do gabeira. ela quase foi presa e ninguém aqui citou isso. Isso é democracia?

P@blo disse...

Luis Cavalheiro
não existe representação, portanto não há contrato. Você se vale de argumentos liberais, assim como seu partido, mas o faz com extremo desconhecimento teórico. Hobbes e Locke viveram em outra sociedade, Hobbes inclusive é apologeta de um regime centralizado e nada democrático, onde o conflito é inexistente. Sem conflito não há democracia. Você se vale de argumentos que não têm nenhuma conexão com o caso citado. Para Hobbes o Estado não é "apenas" um corpo. É "o" corpo responsável pela manuntenção da ordem pública, que à época se caracterizava pelas guerras religiosas.

Sou a favor de manifestações por eleições mais limpas. Inclusive, as campanhas feitas pelo seu PSDB contra Lula, usaram artifícios como dossies e outras coisas. PSDB não faz caixa dois? Quando Eduardo Paes era de seu partido, voce deixava de votar nele? vamos parar de hipocrisia. Se for para lutar por eleições limpas e pela discussão sobre a democracia que queremos, este movimento precisa de apoio e divulgação, agora, para ser usado como manobra política da oposição ao governo e como plataforma liberal (a sua) não merece meu apoio.

P@blo disse...

Bia, eu sou historiador, de classe baixa.
estou atentando para o caráter elitista deste movimento. Quando falo isto, não estou dizendo que é só composto por pessoas da elite economica. Mas os argumentos dispostos criam uma elite política esclarecida em contraposição a uma população alienada...
isso é o Rio de Janeiro. Desde a década de 90 temos governos de PSDB e DEM.

A política Nacional está deixando de lado aspectos programáticos, ideológicos, projetos, prioridades. E está cobrando apenas aspectos éticos, que devem ser pressupostos dos governantes.
Os políticos são produtos de sua sociedade. Quero dizer com isso, que a atual situação maraca a sociedade desigual e preconceituosa na qual vivemos. É culpa nossa, de todos. Minha, sua de todos, ricos ou pobres.
agora é imperativo que entendam que com a desigualdade social, nunca haverá real democracia. Só uma democracia Liberal, onde impera apenas a equidade política.

Anônimo disse...

acho que as postagens de apoio e recusa mostram a atual divisão política sobre o movimento e sobre Gabeira.
Gabeira não era mudança, PSDB e DEM não eram mudança. Marcelo Alencar PSDB, C. Maia PFL/DEM, Conde PFL/DEM, C. Maia PFL/DEM, C. Maia DEM. mais de 12 anos deste grupo! isto é mudança?
Não acho Paes um bom candidato, mas Gabeira não! Tico Santa Cruz não, elitistas da Z. Sul e da Z. Norte não...

Anônimo disse...

Eu não questiono isso pablo. O que eu questiono é que este não é um movimento apartidário como se faz questão de progar. Se fosse um movimento apartidário iriam apresentar por exemplo o caso da vereadora lucinha que tem um poder assustador na zona oeste estar dentro da maior seção eleitoral da zona oeste ( fica dentro de uma faculdade) fazendo boca de urna para o gabeira? é isso que questiono o fato de os dois lados terem errado, um virou Deus e o outro virou o Diabo. E pior ainda ter que ler que as pessoas pobres não tem capacidade de pensar, e votar.
A cegueira po pseudo intelectualismo é assustadora e o que mais me assusta é perceber que muitos estão sendo utilizados como massa de manobra.
Caso haja uma outra eleição que é quase impossível pois um processo no tre é muito demorado e complicado, tera que ser feita com outros candidatos. Não defendo lado nenhum nesta história, pois ambos pertencem ao mesmo sistema político, apenas mudam suas cascas.

P@blo disse...

concordo com vc Bia. Este não é um movimento apartidário. Certamente tem o dedo do PSDB e do PV nisso. eu vi o vídeo no youtube, aquilo é sofisticado demais pra um movimento que nasceu há tão pouco tempo.
Democracia não se faz apenas com eleições limpas.
o PSDB é tão sujo quanto o Eduardo Paes. ou o Eduardo Paes é tão sujo quanto o PSDB? eles são iguais mesmo...
mas, engraçado, o Gabeira tem o apoio do PSDB...
sinceramente, não vejo diferença nenhuma...

Anônimo disse...

Para mim não há Pablo. Mudança de verdade seria votar em candidatos que não tinham sequer dinheiro para bancar a campanha. além disso existem provas cabais que o candidato defendido por todos aqui cometeu o mesmo crime que o pães com a boca de urna da vereadora lucinha. Se fosse um movimento realmente apartidário que questionasse a postura dos dois candidatos eu estaria lá na passeata, mais me recuso a ser estrumento de massa de manobra.

Anônimo disse...

Por Leonardo Boff

Ética e raiz de valores



"A má qualidade geral de vida e a crescente violência em todos os níveis derivam, em grande parte, de uma vasta crise de valores atingindo os fundamentos da ética. Os mapas conhecidos não orientam mais e a bússola perdeu o Norte.
Duas fontes da moral orientaram as sociedades até hoje: as religiões e a razão. As religiões continuam a ser os nichos de valor privilegiados para a maioria da humanidade. A razão, desde que irrompeu em todas as culturas mundiais no século VI a.C., no assim chamado tempo do eixo (Jaspers), tentou estatuir códigos éticos universalmente válidos. Esses dois paradigmas não ficam invalidados pela crise mas precisam ser enriquecidos, se quisermos estar à altura das intimidações que nos vêm da realidade hoje globalizada.

A crise cria a oportunidade de irmos às raízes da ética e descermos àquela instância donde se gestam continuamente valores. A ética deve nascer da base última da existência humana. Esta não reside na razão, como sempre pretendeu o Ocidente. A razão não é nem o primeiro nem o último momento da existência. Por isso não explica tudo nem abarca tudo. Ela se abre para baixo, de onde emerge de algo mais elementar e ancestral: a afetividade. Abre-se para cima, para o espírito, que é o momento em que a consciência se sente parte de um todo e que culmina na contemplação. Portanto, a experiência de base não é ''penso, logo existo'', mas ''sinto, logo existo''. Na raiz de tudo não está a razão (Logos), mas a paixão (Pathos). David Goleman diria, no fundamento de tudo está a inteligência emocional. Afeto, emoção, numa palavra, paixão é um sentir profundo. É entrar em comunhão, sem distância, com tudo o que nos cerca. Pela paixão captamos o valor das coisas. E o valor é o caráter precioso dos seres, aquilo que os torna dignos de ser e os faz apetecíveis. Só quando nos apaixonamos vivemos valores. E é por valores que nos movemos e somos.

À deriva dos gregos, chamamos essa paixão de eros, de amor. O mito arcaico diz tudo: ''Eros, o deus do amor, ergueu-se para criar a Terra. Antes, tudo era silêncio, nu e imóvel. Agora tudo é vida, alegria, movimento.'' Agora tudo é precioso, tudo tem valor, por causa do amor e da paixão.

Mas a paixão é habitada por um demônio. Deixada por si mesma, pode degenerar em formas de gozo destruidor. Todos os valores valem, mas nem todos valem para todas as circunstâncias. A paixão é um caudal fantástico de energia que, como águas de um rio, precisa de margens, de limites e da justa medida para não ser avassaladora. É aqui que entra a função insubstituível da razão. É próprio da razão ver claro e ordenar, disciplinar e definir a direção da paixão.

Eis que surge uma dialética dramática entre paixão e razão. Se a razão reprimir a paixão, triunfam a rigidez, a tirania da ordem e a ética utilitária. Se a paixão dispensar a razão, vigoram o delírio das pulsões e a ética hedonista, do puro prazer. Mas se vigorar a justa medida e a paixão se servir da razão para um autodesenvolvimento regrado, então emergem as duas forças que sustentam uma ética humanitária: a ternura e o vigor. A ternura é o cuidado com o outro, o gesto amoroso que protege. O vigor é a contenção sem a dominação, a direção sem a intolerância. Aqui se funda uma ética, capaz de incluir a todos na família humana."


Visite o site de Leonardo Boff www.leonardoboff.com

Anônimo disse...

Afinal, vai ser às 12 ou às 13h? Pq em todos os lugares está escrito 12h, mas na imagem de topo do seu blog (header) está escrito 13h... Melhor aprenderem a se organizar direito, pq nesse país de merda poucas pessoas irão ao protesto. Com informações divergente então, irão menos ainda.
Essa cambada de favelado e suburbano que votou no Paes merece se f*d*r por 4 anos! Cambada de energúmenos...

Anônimo disse...

É depois desse ultimo tópico de comentário dá para perceber o tipo de movimento que se terá

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Matheus Castro disse...

Nosso movimento está crescendo e com isso encomodando muita gente, que não tem o que falar e falam que naum temos o que defender.

Tentaram nos calar, mas não vão conseguir! Este blog não fere o direito de ninguem e nada...

Eles ainda não viram que não se trata de Eduardo Paes e Gabeira, se trata da real apuração dos fatos ocorridos como crimes eleitoras, votos sumidos, votos de gente morta e por ae vai.

vamos acordar e nos fazer mas presente sem deixar que a opinião deles domine o blog.

Anônimo disse...

Tá então me responda calvo: o que vc acha da boca de urna feita pela lucinha na zona oeste a favor do candidato gabeira?

Anônimo disse...

Gostei da democracia, retirando postagens do blog. Realmente super democráticos vocês

Anônimo disse...

Mayara, Bia, Conrado e Pablo,
Agradeço a serenidade e consciência de vocês ao falar sobre as eleições e o movimento ante a tanta indiferença política. Não apenas das camadas mais populares, como também das mais prestigiadas em uma sociedade de igualdade jurídica cujo único objetivo é legitimar a desigualdade social que torna meninas preconceituosas da zona sul menos alienadas do que os moradores de Coelho Neto e adjacências.
Votei no Gabeira, não me arrependo de meu voto. Fosse novamente às urnas o manteria. Mas não posso ignorar que Gabeira vendeu sua alma ao aceitar patrocínio do DEM (entende-se Arena, sua algoz no passado) e PSDB. Fiquei chocada e pensei muito antes de decidir meu voto, isto por que o candidato da coligação rival estaria aliado à milícias e envolvido nos escândalos de Álvaro Lins e companhia. Optei pelo que achei mais prudente, votei em um homem que perdera minha admiração ao coligar-se com seus antigos inimigos.
Gostaria de novas eleições, por isso decidi-me ir à passeata de sexta-feira, embora tenha ficado claro desde o princípio que não era apartidária e, tampouco, sem inclinações à favor de Gabeira. Mas caso esta eleição seja anulada teremos que ter outra com novos candidatos e isto me anima, nada mais além disso!
Contudo, após ler este Blog e certos comentários hediondos sobre as comunidades desfavorecidas repenso minha posição. Li coisas do tipo "cambada de favelados", "pobre não sabe votar" e mais seguindo este gênero de afirmação. "Doce Paulinha", um dos argumentos para o golpe famigerado de 1964 foi justamente o seu "o povo brasileiro por ser pobre não saberia votar" e deveriam ser cuidados como por pessoas mais nobres e estudadas como você, conclusão: vinte anos de ditadura. Seu argumento não apenas é preconceituoso, como também é perigoso pois não apenas é resultado da ignorância, mas da ignorância aliada a soberba. Desconhece o que é democracia e, sobretudo, o que é alteridade. Há diversas formas de perceber o mundo, e muitas delas não residem exclusivamente na maneira moderna de conhecer a sociedade, isto é, através de olhos lapidados pela educação formal.

Especificamente com relação às eleições, irregularidades foram cometidas por todos os lados. Jandira, que emparelhava com Paes e tinha chances de vencer fora limada da imprensa. Esta organizara-se massivamente para colocar Gabeira em um jogo que ele estava fora até então. Fiquei profudamente irritada quando percebi o jogo elitista contra Jandira em prol de duas candidaturas convenientes paras as coligações partidárias do PT; E mais tarde, ainda mais agredida com o apoio que Jandira ofertou a Paes.
Não sou do tempo do jogo político, apesar de jovem. Tenho convicções políticas e ideológicas e sempre votei em quem considerava que as tinha também. Por isso fora tão difícil votar no segundo turno: não havia ninguém, ao votar no Gabeira, apenas votei contra o Paes. Contudo, Paes foi eleito democraticamente até onde se sabe, minha motivação para ir à passeata é outra que não a eleição de Gabeira. Ambos fizeram boca de urna, ambos foram corruptos nestas eleições e ambos venderam-se a troco de pouca coisa e tenho que reconhecer que este movimento me decepciona por que nada mais é do que a campanha de uma elite ressentida que oprimida pela "milícia insular" viajou para a região dos lagos e deixou sua cidade às moscas durante as eleições para prefeito. Não, os "pobres não são filhos da puta", vocês é que são.

Anônimo disse...

Finalmente uma alma consciente por aqui. se o movimento fosse pautado por pessoas com a sua linha de pensamento com certeza ele seria um movimento apartidário. é raro hoje em dia ver alguém com tanto esclarecimento político.

Anônimo disse...

Galera,
Não nos iludamos e sejamos inocentes!!
O tipo de comentário do Sr. Anônimo que postou ao dia 29 às 19:29, é o típico comentário de quem está querendo deturpar o Movimento, desconfio até que seja alguém plantado, com medo do que pode acontecer com a pressão para que o TRE investigue as irregularidades destas eleições, REFERENTE A TODOS E QUAISQUER CANDIDATOS!!!

Não deixemos que pessoas mal-intencionadas enfraqueçam e deturpam nosso ideal.

Anônimo disse...

Não sou plantada e até agora ninguém me esclareceu sobre a posição do movimento sobre a boca de urna da vereadora lucinha a favor do gabeira!

Anônimo disse...

Bia,
estou me referindo ao SR. ANÔNIMO QUE POSTOU AO DIA 29 ÀS 19:29, fiz questão de escrever isto no meu último post, fiz questão de deixar claro ao que me referia.

Como falei, estamos lutando a favor de eleições limpas e que o TRE pune todas as irregularidades que houver CONTRA TODOS OS CANDIDATOS, inclusive Gabeira..

Anônimo disse...

Bom fazer este esclarecimento, pois as pessoas por aqui não estão entendendo isso Ivi, muito pelo contrário. É importante que elas entendam que ambos foram irregulares e que ambos tem que ser processados pelo movimento.

Anônimo disse...

"Particularmente vejo a democracia no Brasil apenas como um escudo para privilegiar os interesses de quem tem o direito de escolha ou sendo mais claro, de quem tem dinheiro. Não acredito numa democracia onde meios de comunicação estão em posse de políticos, onde hordas de empresários vinculados a bancadas no Senado e na Câmara dos deputados sucateiam os serviços públicos para vender planos de saúde, segurança privada e ensino particular. Onde se desvia verbas públicas e não há qualquer punição aos responsáveis, onde Ministros do STF tem ligações estreitas com Banqueiros que por sua vez tem seus planos muito bem guardados por políticos governistas e oposicionistas.
Não acredito numa democracia onde o voto seja obrigatório, onde currais eleitorais se formam diante dos olhos apáticos da justiça sem qualquer movimentação séria para intimidar os responsáveis. Onde está a Democracia num país onde quem recebe um salário mínimo não pode escolher os serviços que vai utilizar, onde só tem como opção o usufruto do que o Estado oferece e quase sempre em condições péssimas?"

As pessoas ofendem o Tico Santa Cruz sem sequer ler o que o cara escreve. O anônimo do tal Blog que o acusou de mascote do Viva Rico deve ser um analfabeto Funcional.

Outra coisa bem estranha é ver membros da tal "esquerda" defendendo Eduardo Paes, homem que sempre se movimentou pela doutrina imposta pelo PFL, PSDB, dentre outros partidos de orientação "Direitista".

Isso não está em questão caros amigos, o que está em questão é a forma como Eduardo Paes conseguiu seus votos. Direta e esquerda no Brasil é farça, não tem a menor credibilidade.

Abraços aos pseudo-socialistas de plantão. Sem qualquer senso crítico.

Anônimo disse...

Antes que me corrijam, quis escrever FARSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
É UMA FARSAAAAAAA

P@blo disse...

Julia, Bia concordo com vcs em tudo...
sou historiador e pesquiso exatamente o pensamento elitista brasileiro presente nos anos de 1950. se quiser disponibilizo pra quem estiver interessado. Voces verão que nos jornais da época, os agrumentos são idênticos. idÊnticos.

Ivi
esses "mal intencionados" nao foram plantados por ninguém, são o produto dos argumentos aqui dospostos. Eé a prova de que este movimento, da maneira que está sendo feito, sem discussões abertas e sérias, vai se tornar um "saco de gatos"...

P@blo disse...

luis claudio...
até agora vi poucas defesas ao Eduardo Paes aqui, mas ao Gabeira várias.
o que o tico santa cruz escreveu não lhe retira a alcunha de mascote do Viva Rio. Pelo a minha postura é de debate aberto sobre democracia e o atual estado da política brasileira. As eleições, sejam as majoritárias ou proporcionais, sempre foram sujas e regadas a boca de urna, caixa dois. Todas até onde eu saiba. Inclusive esta do Gabeira.
espero que a Moda Verde sirva para instaurar uma cultura política de repúdio a estas práticas, sejam elas de quel partido forem.
Agora, nada me espanta que este movimento tenha nascido no acontecido da derrota eleitoral (e vitória polítca de Gabeira) se o Gabeira ganhasse o movimento existiria? perguntem mais e respondam menos... e a si prórpios.

P@blo disse...

Os mesmos que pintam Eduardo Paes como tudo de ruim, certamente já votaram nele ou no próprio PMDB. Nas últimas eleições pra governador quem foi para o segundo turno? Denise Frossard PPS (mais reacionário impossivel e mais o DEM) e o Cabral PMDB... agora só falta dizer que nenhum destes 50% de eleitores votou em nenhumd estes candidatos...
a política é muito mais complexa do que vcs imaginam... isto prova que uma educação política e uma cultura política é necessidade básica
à toda população carioca. Toda... apesar de muitos participantes do movimentos se acharem integrantes de uma elite política e intelecual...
Perguntem mais e respondam menos...

Anônimo disse...

Bia,
Não tive notícias sobre a vereadora Lucinha e sua atuação com relação à campanha de Gabeira. Mas caso de fato tenha ocorrido, o que não duvido, por que a Arena de tudo é capaz, também deve ser apurado, com tanta seriedade como todas as outras irregularidades. Como disse, votei no Gabeira por falta de opção e anseio por novas eleições, embora de antemão saiba que é desejo quase irrealizável, e se tiver de fato havido qualquer forma de coação por parte de qualquer candidato para conseguir votos, este devem ser punidos severamente.
E assevero, a elite ressentida da zona sul e os pseudo- intelectuais do Rio, viajaram por que desejaram viajar. Sabiam que o Paes poderia vencer as eleições. Que houve clara manipulação para que isto ocorresse não tenho dúvidas, mas também não tenho dúvidas que ninguém colocou armas nas cabeças de vossas senhorias que culpam os moradores dos bairros mais humildes pela eleição de Paes, para viajarem em direção às praias de Arraial do Cabo ao invés de ficarem e votarem em seu candidato.

Anônimo disse...

O que tem a ver, este texto do Tico Sta Cruz, seus movimentos com o Voluntários da pátria, grupo que conheço bem e o Viva Rio? Vc ao invés de debater idéias está julgando uma pessoa e se o texto fosse assinado por José francisco da cunha, uma outra pessoa qualquer, isso legitimaria os argumentos por ele colocado?
O mal do Brasileiro é achar que todo mundo é otário e que só ele é esperto.
Aqui ninguém precisa de aula de política não amigo Pablo, aqui estamos debatendo idéias e não suas verdades absolutas.

Anônimo disse...

Pablo,
Concordo plenamente. Não é a cultura formal que forma as mentes politicamente falando, mas a prática política. E esta falta a toda população carioca. Não apenas aos moradores dos bairros mais humildes, mas também àqueles esnobes que consideram-se muita coisa por que leram os livros da Zibia Gasparetto, fazem mapa astral ao invés de ebó e são vegetarianos.

P@blo disse...

Mais uma vez...
Já se perguntaram se a coação e o mercado de votos é fruto do sistema político somente, ou do sistema social? As milícias são um problema social antes de ser um problema político.
Um cidadão que vota por um par de sapatos ou por uma bica em sua comunidade não é burro, é carente.
Ao invés de manifestarem-se por uma democracia liberal, que se opões a uma democracia social, procurem saber a diferença entre essas duas democracias...
Já se perguntaram o que é uma cultura política?
Quem lembra os candidatos que escolheram nas últimas eleições?
Se vcs não tivessem agua encanda ou sapatos pra ir trabalhar, e acreditem isso existe, e um candidato qualquer dissesse que lhe daria a bica d'água ou o par de sapatos, voce deixaria de votar nele?
Ms ele não atendeu a uma demanda de grande urgência?
Voces acham que são os únicos que sabem o que é boca de urna?
Voces já se perguntaram porque dessa manifestação agora, neste momento?
Já pensaram que pra algumas pessoas Eduardo Paes era realmente melhor?
O que é ser melhor?
Por que todos nós sabemos a escalação de nosso time de coração de cor?
Por que temos uma opiniao bem fundamentada sobre o Dunga, sobre o futebol em geral e não pela política?

Eu adoro futebol e não acho que seja alienação assistir e torcer!!

Por que torcedores reclamam e seguem seus times na vitoria e na derrota, e não cobram seus candidatos?

Só aqueles de classe baixa gostam de futebol?
Só aqueles de classe baixa não lembram em quem votaram nas últimas eleições?
Por que política e futebol não se discute?
Quem nunca discutiu futebol?
por enquanto é só

P@blo disse...

Quem não julga os outros?
Eu falei alguma verdade absoluta?

Ao anônimo que concorda comigo e, assim como eu faz ebó, ogunhê...

Anônimo disse...

Brilhante justificativa Pablo. Fico por aqui. Valeu. Convenceu todo mundo. E não respondeu minha pergunta anterior. Você dá aulas onde? Quando o Gabeira era do PT vc pensava da mesma maneira ou só passou a defender suas teses politicas depois que o PCdoB o PT o PTD se aliaram ao PMDB que fica sempre por trás do poder. Hoje sabemos que o PMBD é um partido estratégico, cortejado por todos, foi aliado do PSDB na época do FHC e agora é aliado do LULA, dando um cargo bom, que mal tem??? 5 Ministérios tá bom né??

P@blo disse...

Só não concordo com meia dúzia de argumentos do Tico Santa Cruz. Posso?

Luis Claudio
Voce acabou de dizer:

"Direta e esquerda no Brasil é farça, não tem a menor credibilidade.

Abraços aos pseudo-socialistas de plantão. Sem qualquer senso crítico."

Se direita e esquerda não existêm, todos são iguais, não é? Se todos são iguais, quais as diferenças entre Eduardo Paes e Gabeira?

Se os "pseudo-socialistas" (por que pseudo, e por que socialistas, não vi nada de socialismo aqui) não têm senso crítico, eles não precisariam de aula de política? Mas voce acabou de dizer que ninguém AQUI precisa de aula de política...
será que em outros lugares preciariam? cuidado com as respostas, e pense antes de responder...
Isto é debate de idéias...

Anônimo disse...

Me explica então a aliança do PT COM O PSDB em Minas. A erquerda e a direita no país são movidas apenas por interesses partidários. Existe uma grande diferença sim entre o GABEIRA e o Eduardo Paes, o primeiro deixou claro que não iria LOTEAR CARGOS TÉCNICOS, o segundo assim que recebeu a notícia de sua eleição mandou os partidos aliados passarem os nomes dos sercetariados. Tenha paciência, acha que não sei o que estou falando? Por que o Primeiro cargo oferecido por EDUARDO PAES fora para um político do PSDB???? E sendo ele um homem que sempre esteve aliado a Cesár Maia e ao PFL (DEM) agora é um aliado da ESQUERDA????

Vamos lá, seus argumentos.

P@blo disse...

Nunca votei em Gabeira...
Luis Claudio, qual pergunta não foi respondida? desculpe.
Não dou aulas, sou aluno ainda...
concordo que o PMDB seja um partido fisiológico. Nunca neguei isso em minhas intervenções aqui e nem em outros lugares.

Anônimo disse...

Com relação a minhas colocações acima, explane suas idéias.

Anônimo disse...

zzzzzzzzzzz

Anônimo disse...

É bem simples, os interesses são partidários, nisso o texto do autor em questão ( Tico Santa Cruz) deixa tudo bem as claras. Talvez você não goste do cara, mas tem de respeitar que ele se colocou mais uma vez de maneira inteligente. E minhas questões com relação a Direita e Esquerda no Brasil são óbvias, o político vai para onde seus interesses pessoais lhe mandam. Por isso essa falta de comprometimento ideológico de tanta gente. Sou simpatizante do Socialismo ou da Social Democracia, porém tenho bem nítido que no Brasil até aqueles que defendem o Comunismo, Socialismo e regimes de esquerda, QUASE nunca colocam em prática seus discursos.

Anônimo disse...

Isso Luís Cláudio.
Os filósofos, historiadores e doutores aqui com suas verdades absolutas podem até ser de classe baixa mais isso não vai ajudar a justificarem suas opiniões e não se acham elite ainda.
Não é só o poder do dinheiro que pode oprimir mas aqueles que se justificam por meio de seu onipotente diploma e convicções.
Qual será a definição de elite deles?
Podem não ser a elite do dinheiro mas que são elite isso são.
Ter ou não ter dinheiro ou conhecimento não torna ninguem melhor ou pior do que ninguem.
Isso não deve ser culpa pra ninguem.
Podem a até não concordar com os certos prós do movimento mas achar que candidatos devem ficar impunes pq é tudo igual é brincadeira.
To contigo nessa opinião -
O mal do Brasileiro é achar que todo mundo é otário e que só ele é esperto.
...aqui estamos debatendo idéias e não suas verdades absolutas.

Tem que investigar e cobrar que se faça justiça sim.

P@blo disse...

Luis Claudio, eu não acompanhei as eleições de MG. mas, se o PT fosse de encontro a Aécio Neves seria um perigo visto que em 2010 ele é um candidato em potencial. Será que o PT não estaria articulando a possibilidade de não ser atacado por Aécio em MG nas eleições presidenciais? Não sei, acho que é um caminho...
Mas ainda assim o Partido não chegou a um concenso... Não sou filiado ao PT!

Sobre os interesses de direita e esquerda. Certamente as motivações destes grupos, são o poder político e a possibilidade de pôr em práticas suas políticas. Certamente as políticas dos partidos têm orientações divergentes, e acho que ai os partidos se afastam. PT e PSDB estão polarizados no Brasil. O PMDB é o coringa com vários líderes importantes... o apoio do PMDB será descisivo nas próximas eleições.
O governo do PT é diferente em muitos aspectos do de FHC. No entanto para governar, o partido deve contar com uma base de apoio para aprovar suas políticas. Vejo diferenças no que tange a distribuição de renda, as políticas sociais como as cotas por exemplo.

Voce acha que se o Gabeira ganhasse ele não nomearia políticos do PSDB a algumas secretarias?

Eduardo Paes não é de esquerda nem de direita, ele é político e oportunista. Além de ser empresario.

O cara do PSDB é namorado dele...hehehehehe

Anônimo disse...

P@blo disse...
elite e elitismo são coisas diferentes.

Anônimo disse...

P@blo disse...
Ninguém deve ficar impune... Mas questionemos as nossas práticas políticas e não apenas as práticas dos "outros"
Eu perguntei se eles são iguais. Respondendo: não eles não são iguais, são diferentes. era esse o meu ponto
mas eles eram iguais à Jandira por exemplo? Ao Molon? Ao Chico Alencar?
desses ai ninguém fala... nem ao menos perguntam

Anônimo disse...

O Chico Alencar é o único que podemos dizer que tem coerência nessa história toda. Jandira depois de derrotada ( lembremos todas as acusaçoes que fez a Eduardo Paes) depois foi passear de mãos dadas com o dito cuijo visando uma vaguinha em alguma secretaria importante. MOLON é um Deputado sem qualquer expressão ou carisma político dentro do PT, tanto que o Partido gastou mais bancando panfletos para acusar Gabeira que a própria verba investida na campanha de seu cadidato. Crivella no primeiro turno fez populismo usando o cimento social e acusando Eduardo Paes de legislar a favor das classes mais privilegiadas, no segundo turno foi garantir também umas pastinhas com o Dudu. O Gabeira simplesmente não teve qualquer apoio relevante por parte de partidos "aliados" por ter se comprometido PUBLICAMENTE e com seus eleitores que não dividiria pastas com partidos, que seus secretários e cargos influentes seriam dados a gente tecnicamente preparada ( isso ainda pode acontecer caso o TRE julgue de forma coerente as 25 toneladas de propaganda ilegal do DUDU). Sendo assim amigos, socialistas ou não, temos que parar com essa bobagem de separação entre pobres e ricos e entender que o que vale aqui é a oportunidade de mudanças, de um pleito limpo e transparente, e é esse o espírito do movimento. Não há o que contestar.Lutemos por democracia e justiça e que se for confirmado que Eduardo Paes e seus aliados, jogaram limpo ( o que é muito difícil) então o movimento deve pegar o pilar de suas promessas e cobrar TRIMESTRALMENTE.

abs to indo dormir.

Anônimo disse...

Bom ocomentário acima é meu, e não foi com meu nome, não tenho nada a esconde ASS LUIS CLAUDIO

Anônimo disse...

JOVENS, JOVENS , JOVENS...


CUIDADOS, PARA NÃO SEREM USADOS NUM MOMENTO TÃO DELICADO.
PERCEBO EM ALGUNS COMENTÁRIOS, A VONTADE DE MUDUNÇAS MAS, EM OUTROS UM POUCO DE REVANCHISMO AS VEZES COMPORTAMENTO DE ( SKINHEADS ).E ISSO É MUITISSIMO PERIGOSO...

NÃO PERMITA A SUA IRA DOMINAR SEUS PENSAMENTOS...

NÃO ME DESQUALIFIQUE POR EU TER VOTADO EM EDUARDO PAES.

A VISÃO E COMENTÁRIO DE UM OU OPUTRO PODE AFLORAR DESCONTENTAMENTO DE OUTRO...

SEJAM RACIONAIS NO MÉRITO DO Q QUEREM REALMENTE REIVINDICAR NESSA PASSEATA. TENHA COERÊNCIA EQUILIBTIOE DETERMINAÇÃO.

PQ SE FOR PARA DIRECINNAR FERNANDO GABEIRA AO PODER...
DARÃO DIREITO AOS ELEITORES DE EDUARDO PAES TBEM REIVINDICAR INDEPENDENTE DE SEUS GRUPOS.

Luís Cavalheiro disse...

Caríssimos
(em especial o senhor Pablo)

Reconheço a podridão interna do PSDB, mas pergunto aqui qual é o partido que não é pelo menos tão podre quanto? Pelo menos ainda existe uma suposta diferença ideológica, e por conta dela há o alinhamento do eleitor A com o partido X. Isso tudo eu reconheço, pois fiz parte do movimento estudantil em minha época de secundarista (motivos pessoais me afastaram da luta enquanto ocupava uma cadeira de aluno do curso de Filosofia na UERJ, coisa que não lamento). E ainda assim mantenho minhas utopias, como qualquer pessoa saudável faz - e um brado firme que diz "PT não!", mas isso é outra história.
Mas não é esse o tópico da discussão. A questão é que parece que não ficou bem claro que minha posição é em defesa da democracia. Referi-me a fatos que eu conhecia no momento do escrito para protestar contra as irregularidades da campanha do Eduardo Paes e elogiar a propaganda televisiva do Gabeira - coisas essas que são inegáveis, como apontei no comentário anterior. No entanto, se o Gabeira valeu-se de boca-de-urna no dia das eleições (fato que desconheço, e por isso mesmo agradeço se alguém puder me mandar um link para a notícia) ele está igualmente irregular, e portanto o movimento deve protestar contra isso também. Afinal de contas vivemos em um Estado liberal de direito (e aqui o desafio: quero que me provem que o Brasil não é um país ou liberal ou social democrata, e que portanto a análise liberal da constituição do Estado não serve pra ele), em que pelo menos em teoria existe a isonomia entre os indivíduos, e partindo deste princípio há uma consideração a ser feita: todos devem respeitar as leis. Gabeira ou Paes, todos têm que respeitar os termos firmados pelas leis brasileiras - que não são poucas.
Por isso mantenho minha posição de alinhar-me com aqueles que defendem a democracia e o cumprimento das leis. A lei não é feita para favorecer um indivíduo em detrimento de outros, mas para regulamentar os interesses do povo como um todo. Se um candidato lançou mão de artifícios irregulares em sua campanha, deverá ser punido nos termos da lei - seja Gabeira, Paes ou qualquer um. Somente assim poderemos continuar a crer que democracia é possível.

Em tempo: concordo que Thomas Hobbes foi um defensor da monarquia de direito divino (leia-se os capítulos do Leviathan sobre religião, os finais), mas ao mesmo tempo ele defendeu que o cidadão de um Estado tem direitos por ser um cidadão desse Estado. Mas se o autor citado é polêmico, recorramos a John Locke e seu liberalismo democrata, ou então a Voltaire e seu sério problema com regimes absolutistas, ou - nos dias de hoje - Peter Stemmer e a nova teoria do contrato social. E a democracia, em seu berço, era bastante elitista: em Atenas apenas 10% da população podia participar da tão aclamada democracia desta polis...

Anônimo disse...

TAL FATO DA BOCA DE URNA FEITA PELA VEREADORA LUCINHA FOI INCLUSIVE MATÉRIA DO rj tv DESTA SEMANA, ALÉM DE SER MATERIAL DO TRE, VISTO QUE FORAM ESTE QUE DERAM O FLAGRANTE.

P@blo disse...

Te respondo logo logo Luis Cavalheiro...
to sem tempo agora

Anônimo disse...

"ORGANIZADORES DO PROTESTO. ENTREM EM CONTATO COM AS AGENCIAS DE NOTICIAS INTERNACIONAIS COM SEDE NO RIO, JORNAIS E TVS. ESTADOS UNIDOS E EUROPA. ELES PODEM DAR FORÇA AO MOVIMENTO COBRINDO ISSO INTERNACIONALMENTE. E COM CERTEZA CONSTRANGER O TRE A FAZER A INVESTIGAÇÃO CORRETA."

MUITO BOM PARA O MOVIMENTO !!!!




EU VENHO LENDO MUITAS MENSAGENS AQUI....
GENTE... COBRANÇA É CONTRA QUALQUER CANDIDATO...
NAO VI OS ORGANIZADORES FAREM QUE NAO QUEREM APURAR NADA DO GABEIRA...
VOCES LEEM UMA COISA E JA EMENDAM...JA DISTORCEM

SEJA GABEIRA SEJA PAES, AS IRREGULARIDADES TEEM Q SEREM APURADAS E PUNIDAS...

NINGUEM FALOU AQUI, QUE NAO VAI FAZER NADA CASO SE SAIBA ALGO DO GABEIRA...

JA ESTAO INCLUINDO IDEIAS QUE SE QUER FORAM SUSCITADAS.

IDEIAS AQUI SAO DISCUTIDAS...
PESSOAS PENSAM DIFERENTES...
MAS CADA UM LUTA POR AQUILO QUE ACREDITA...

MUITOS COMENTAM AQUI... COMENTARIOS ESTES, QUE TEM TUDO HAVER COM O MOVIMENTO, OUTROS QUE NADA TEM, OUTROS QUE ESTAO USANDO O MOVIMENTO PARA SEREM PRO ALGUM CANDIDATO, QUANDO O OBJETIVO DO MOVIMENTO É UNICO: COBRAR PROVIDENCIAS DAS AUTORIDADES QUANTO AOS DELITOS COMETIDOS NO DIA DA ELEIÇÃO... SEJAM ELES CONTRA QUEM FOR...

ENTENDENRAM AGORA ???

AS VEZES AS "BRIGAS" AQUI FOGEM DO FOCO...
CADA UM PODE DAH SUA OPNIÃO, MAS SEM DESVIAR O OBJETIVO DO MOVIMENTO OU SEM ADERIR OBJETIVOS QUE NÃO TEM PROPOSITO SEMELHANTE AO JA ESPOSTO.

Anônimo disse...

Tico santa cruz e seu fiel escudeiro luiz claudio sao dois celerados. compreendem dos processos políticos tanto quanto o jornal nacional os permite compreender.

e só um tucano pedante pra ficar citando Hobbes e Locke em discussão de comentário de blog mesmo (e ainda cita distorcendo ao sabor da interpretação liberal porca), caramba... a cara desse movimento esnobe. Vocês já correram atrás de refrigeração para a Rio Branco? Anda fazendo muito sol, e o centro da cidade costuma ser muito quente.

Anônimo disse...

Cara, eu tô muito feliz que mesmo em um espaço como esse, por mais merda que seja, aparece pérolas como a do escritor anônimo acima...

Pergunto:

Por que botaram um menor de idade para liderar o movimento?

está me lembrando uma outra prática, muito comum nas favelas cariocas...

favelas essas bancadas por fumadores de maconha e tomadores de ecstasy e micareteiros mijões

ass: verde-oliva fã de Vanessa de Jaca e Calos M. e do Anônimo acima...

Anônimo disse...

esse anônimo acima é o Carlos M.

Carlos M.

Anônimo disse...

kkkkk

Pô cara, se candidata a vereador!!!

Eu arrasto um monte, pra votar em ti!!

ass: a marola verde-oliva

Anônimo disse...

Quem sabe da vida do Tico Santa Cruz (intelectual??) é o Clodovil...

foi filosofar com um fera como Clodovil, tomou e saiu quietinho...

ainda agradeceu no final...
"Pô, foi um prazer aprender contigo" kkkkkk

verde-oliva

Ô tico! Tem um bêbado querendo te ver lá na cinelândia, te cuida...

Anônimo disse...

Avisem ao Bebado que está esperando o Tico Na cinelândia que se ele tentar criar algum tumulto na Manifestação pacífica, vai ficar sem o resto dos dentes que sobraram na boca dele.

Matheus Castro disse...

o MPD é um movimento que não apóia candidato algum, só que até agora não recebemos nada referente a boca de urna do candidaro Fernando Gabeira.
Se você Verde-Oliva está tão preocupada em acabar com "o movimento que quer eleger Gabeira", pare de nos atacar e poste denúncias de boca de urna cntra o mesmo, já que processos não existem.
Os dois lados estão sendo investigados, porém a maré de corrupção cai mais para cima do agora eleito Eduardo Paes.
É assim que você quer que ele adiministre seu dinheiro, nosso dinheiro.
Ou então você realmente não tem nada para fazer em casa o dia todo além de nos criticar??!!

Isso vale para todos os que nos criticam. Queremos cobrar do TRE-RJ os nossos direitos.
Não queremos muito, só queremos que seje cumprida a lei!

Anônimo disse...

Quer dizer então que aquele Bêbado Maldito vai estar lá novamente???? Ótimo, ele não perde por esperar, vai levar a maior surra da vida dele se tentar tumultuar o movimento. SE CUIIDDAAAA.........

Anônimo disse...

Se alguém tocar um dedo no Tico Sta Cruz vai virar paçoca na multidão. Está dado o Recado para os engraçadinhos.

Anônimo disse...

Só to postando aqui para não ficarem dizendo que agente fala coisas só para esmoralizar o movimento: http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2008/mat/2008/10/26/vereadora_lucinha_advertida_fazendo_boca-de-urna-586124018.asp
isso ocorreu de foto

Luís Cavalheiro disse...

É preferível ser um tucano pedante que se indigna com as irregularidades do presente processo eleitoral do que um anônimo que age pelo "deixa estar", ou pior: pelo assentimento explícito às irregularidades cometidas.

P.S.: só pra constar: a interpretação tucana é social-democrata, e não liberal como o anônimo disse.

Luís Cavalheiro disse...

Complementando (estou com sono, é natural esquecer coisas):
1) Não sou filiado a partido nenhum, apenas nutro simpatia pelo PSDB;
2) Sou caxiense, e meu interesse neste processo eleitoral se deve à importância do Município do Rio de Janeiro dentro do Estado homônimo.

Anônimo disse...

Killer...

você já ouviu falar de homosexualismo latente?

Anônimo disse...

Recebi durante esta semana uma mensagem sobre o movimento. Reconheço que, num primeiro momento, tive que ser irônico em relação ao mesmo e agora sei exatamente do que se trata.

Eu acho que o desejo de cada um que busca selecionar de uma maneira correta e coerente um candidato durante qualquer pleito eleitoral foi atacado com os fatos que ocorreram nessa última campanha.

Acredito que vocês ganharão muito ao enfatizar a natureza política, e não partidária deste movimento. Vemos que as eleições de 2010 se aproximam e absurdos tão grandes quanto os que ocorreram agora certamente acontecerão se a sociedade não fizer o seu papel: fiscalizar a todo o momento e com toda a independência possível.

Deixo claro uma coisa: mesmo que votasse no Rio, nenhum dos dois teria meu voto.

Sinceramente, não consigo acreditar nessa teoria de que a mudança do feriado do servidor público tenha influenciado o resultado. Se o mesmo fosse mantido para terça-feira, certamente o resultado das abstenções seria o mesmo, ou até pior pois teríamos um feriado prolongado por quatro dias!

Essa questão do comprometimento político do eleitor carioca reflete bem o cenário das eleições em boa parte das cidades deste estado. Se o eleitor vota de qualquer jeito, então vão continuar existindo quaisquer candidatos. O que prova isso é o grande número de candidaturas impugnadas que só foram mantidas graças à manobras jurídicas de bastidores. Existem disputas que até agora não podem ser declaradas como finalizadas pois ainda existem recursos acerca de impugnações sendo avaliados.

Anônimo disse...

Estou indo para pegar o Bêbado, só para pegar o Bêbado e esmurrar ele até que seu último miolo se espalhe no chão

Anônimo disse...

(continuando...)

Lembro-me que o então senador recém-eleito em 2002, Sérgio Cabral Filho, jurou que a questão do voto obrigatório seria avaliada pelo poder legislativo. Bem, fora o fato que não dá pra dar crédito para esse ser, hoje eu me pergunto se isso realmente seria válido. Bem, hoje o voto tem um preço para o eleitor bem esclarecido e outro para o político que não vale o voto e para o eleitor que vota que qualquer jeito.

O que eu quero dizer com isso? Será que o voto facultativo também não possuiria seu preço "de mercado"? Sabem, não condeno aquele que vota em branco ou nulo. Muitas vezes os eleitores abdicam deste direito pelos motivos mais fúteis e, por isso mesmo, preferem não se envolver com a política, no seu sentido de "apenas" decidir o destino de uma cidade, um estado, um país...

Será que a configuração atual da venda de votos se alteraria? Eleitores que vendem seus votos deixariam de fazê-lo em troca de favores ou mercadorias ou o fariam à valores mais altos?

Anônimo disse...

Tico é um maconheiro!
Quem fuma maconha, banca arma que mata colega...

A CULPA DESSA MERDA É DELE!!!

Anônimo disse...

Incrível...

Porque tantas pessoas com tantas idéias incríveis sobre a política do Rio postam como anônimos?