Movimento Pró-Democracia

Nossas lutas: * Conscientização Política da População * Instrução dos Direitos e Deveres do Cidadão * Fiscalização dos Processos Eleitorais

3 de out. de 2009

Uuuuuhhhh...., eles acreditaram!!!


Esse bordão do personagem 'Seu' Saraiva, interpretado brilhantemente, pelo falecido Francisco Milani, reflete bem o que se passa em minha cabeça, depois do anúncio de que o Rio de Janeiro, foi nomeado sede, da 31ª Olimpíada da Era Moderna.

O sorriso do 'ingênuo' presidente Lula, do 'famigerado' Sérgio Cabral e da 'máquina da maldade' Eduardo Paes, não deixavam dúvidas. Eles conseguiram fazer o COI acreditar que a Cidade Maravilhosa, era a melhor escolha.

Decretaram ponto facultativo em toda a cidade, ou seja, mais uma desculpa para o carioca não trabalhar em uma sexta feira. Não estou dizendo que o carioca seja um vagabundo, mas com uma coisa dessas, é mais um motivo para fazer os outros acreditarem que ainda, estamos na idade da trevas, ao qual caçamos quando estamos com fome e neste intervalo, ficamos 'coçando à beira-mar'.

100 mil pessoas em Copacabana, sol, mar, e nos esquecendo dos problemas, como os mendigos que ficam há poucas quadras mais para dentro do bairro, os pivetes cheirando cola, e as favelas como verdadeiras panelas-de-pressão. Mas o que importa né? 'Brasil ame-o ou deixe-o' como diziam os milicos... e dá-lhe maquiagem no resto.

Sorrisos de nervoso, em quem confiava na vitória e quem torcia contra. Uma a uma, as cidades foram dando adeus, e ficaram apenas duas: Rio e Madrid. Eu com os meus botões, já disse: é, o Rio leva. Duas olimpíadas na Europa, seguidamente, não acontecem desde Londres-48 e Helsinki-52.

No mais, foi apenas aguardar o anúncio. O grito na praia, a minha desilusão em casa. No mais, veio em minha mente, a frase do pensador brasileiro Leandro Hassum, no 'Nóis na fita'... FUDEU DE VEZ.

Até agosto de 2016, muita água vai rolar por debaixo da ponte. Suja, logicamente. E vai, como sempre desaguar em nossas cabeças. Reconstruir uma cidade arruinada, durante décadas de descaso, com os menos favorecidos, que abre as pernas, aos ricaços, que convive com uma hemorragia sem controle, por causa da violência, em todos os sentidos...

Mas, contou aos membros do COI, que o Rio é uma cidade que ri, careada, amarelada, insossa... e não é que eles acreditaram????

0 comentários: