Movimento Pró-Democracia

Nossas lutas: * Conscientização Política da População * Instrução dos Direitos e Deveres do Cidadão * Fiscalização dos Processos Eleitorais

15 de mar. de 2011

Cidade de Deus e de Barack Obama

A favela carioca que ganhou notoriedade no cinema vive dias de set de filmagem para aparecer "tipicamente brasileira" aos olhos do presidente



***

.

Cidade de Deus, a favela que ganhou fama internacional através da produção de Fernando Meirelles, está vivendo dias de set de filmagem. Desde que foi cotada para ser visitada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, praças foram capinadas, carros velhos tiveram que sair das ruas principais, e até “figurantes” estão sendo providenciados para bem impressionar os funcionários americanos incumbidos de fazer as visitas precursoras ao local. Nesta manhã, quando aconteceu a segunda das três incursões que já foram feitas à favela, havia meninos jogando capoeira numa das principais vias, como se a vida dos garotos brasileiros incluísse esse tipo de atividade a céu aberto, em pleno horário escolar. Para o domingo, está prevista a ocupação das praças recém-capinadas do percurso por grupos de crianças escolhidas para jogar bola e praticar outras brincadeiras e atividades físicas.

Tudo para dar conta de um roteiro idealizado para que Obama veja atividades “tipicamente brasileiras”. Mas não tanto. Os dois funcionários americanos que estavam na Cidade de Deus nesta tarde, escoltados por quatro policiais da Unidade de Polícia Pacificadora, viram cenas que certamente não acontecerão sob os olhos presidenciais, como cavalos, charretes caindo aos pedaços, porcos e galinhas. Mais difícil será evitar que Obama veja valões de esgoto. Eles estão por toda parte, mesmo nas ruas principais, de passagem obrigatória em qualquer percurso escolhido.

Logística - Cidade de Deus,na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi escolhida por critérios de logística e segurança. Fica próxima ao aeroporto de Jacarepaguá, o que facilita o deslocamento de helicóptero, e é plana, o que facilita o isolamento das áreas que serão visitadas por Obama. Com cerca de 50 mil habitantes, é desprovida de atrativos que costumam levar visitantes ilustres a outras favelas. Na Cidade de Deus, não existem mirantes privilegiados, com vistas estonteantes como as que se tem do Dona Marta ou da Babilônia, também cogitadas e depois praticamente descartadas pela organização da visita. Tampouco há uma escola de samba famosa ou uma vila olímpica como a da Mangueira, onde Bill Clinton esteve em 1997 acompanhado por Pelé. Se for repetir o gesto do colega democrata e cobrar um pênalti na Cidade de Deus, Obama terá que desviar de buracos e poças d´água.
Com tantos dias de preparação, e pelo menos mais uma visita americana ao local, que deve acontecer nesta terça-feira, a passagem de Barack Obama pela Cidade de Deus não deverá durar mais do que meia hora. Todos os acessos ao percurso presidencial serão fechados por um mega-esquema de segurança.

Aí pode estar em boa parte o motivo da indiferença da população em relação à visita. “Eles não vão nos piores lugares da Cidade de Deus”, diz a assistente social Neide Alves da Silva, de 55 anos. A professora Regina Antunes, de 59 anos, mostra as mãos e diz que os calos se formaram de tanto usar a enxada para capinar praças cobertas de mato. E diz que o que está acontecendo por lá é “maquiagem pura”.

Agenda - Em um dia de intensa atividade, com muito ainda por decidir, Barack Obama deverá começar o dia subindo ao Cristo Redentor com Michelle e as filhas, Malia e Sasha. O destino seguinte será a Cinelândia, no Centro, palco de algumas das maiores manifestações políticas do Rio de Janeiro. Lá, o presidente discursará em um palanque armado em frente ao Theatro Municipal ou defronte à Câmara dos Vereadores – mais uma decisão que será tomada pela segurança. O presidente ficará hospedado no hotel Sheraton, em São Conrado, de frente para o mar. E talvez não fique sabendo que o nome da praia que verá da janela e provavelmente fará uma caminhada é Praia do Vidigal, nome da favela para a qual o hotel fica de fundos. Mas certamente alguém o avisará para não mergulhar. Naquele trecho, frequentemente, o mar é impróprio para banho.
.
***Imagem de lixo acumulado num terreno baldio na Cidade de Deus, longe das vistas do Obama!
.
Gente é um absurdo como o povo da Cidade de Deus ainda comemora esse desmande e a sandice de Sergio Cabral e Eduardo Paes, colocar figurante pra impressionar a comitiva, capinar terrenos nas vistas de onde Obama vai passar, mega esquema de segurança para 30 min de visita enquanto o povo MORRE sem segurança nas ruas 365 dias por ano,colocar crianças fazendo esportes na rua, pra que isso gente? Pra mostrar uma "realidade" que só ele vê, usar mais uma vez um povo que precisa de tantas outras coisas para mais um evento de marketing usando um dinheiro que é suado e revertido ao luxo dos dois? E depois que o Obama sair vai mudar alguma coisa? CLARO QUE NÃO!!!! Ninguém vive de fama, isso não enche a barriga de seus filhos e nem traz melhoria social, não é status ter uma favela numa cidade, acorda gente, alguém que não são vocês vai ganhar de verdade com isso, Obama mal tem feito pelo país dele, vai fazer o que pelo nosso? nada contra a CDD, pelo contrario vivi momentos maravilhosos da minha vida enquanto trabalhei lá, por isso é minha revolta, saber que mais uma vez, serão usados, vão bater palma pra maluco dançar, até quando eu não sei!
.
O que antes era senzala... hoje chamamos de favela!!!! Pensem nisso.
.
Que Deus abençõe a todos vocês.
.

0 comentários: