Movimento Pró-Democracia

Nossas lutas: * Conscientização Política da População * Instrução dos Direitos e Deveres do Cidadão * Fiscalização dos Processos Eleitorais

18 de nov. de 2009

Globo quer calar a internet.


Regras iguais para jornais e portais da internet
De Jailton de Carvalho

Representantes da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da Associação Brasileira de Internet (Abranet) defenderam ontem, em reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, que portais da internet que fazem papel de empresas de comunicação sejam submetidos às mesmas regras válidas para jornais, revistas, rádios e emissoras de TV.

Pela legislação em vigor, empresas de comunicação podem ter, no máximo, 30% de capital estrangeiro. Essas empresas têm que ser chefiadas por brasileiros ou estrangeiros naturalizados há pelo menos dez anos do início da atividade.

Hoje, alguns portais, que atuam como jornais eletrônicos, são controlados por empresas de telecomunicações totalmente abertas ao capital estrangeiro.

O advogado Luís Roberto Barroso, consultor da Abert, lembrou que a Constituição estabelece limites ao capital estrangeiro em empresas de comunicação como forma de se preservar soberania e a cultura nacionais: sem limites, grandes debates nacionais poderiam ser pautados por interesses externos, e valores culturais nacionais acabariam sufocados.

Representantes da ANJ e da Abranet também consideram importante a universalização das regras sobre controle de capital e de responsabilidade civil das empresas de comunicação. Para eles, é a melhor alternativa para se evitar desequilíbrio entre as empresas tradicionais de jornalismo e os novos empreendimentos criados a partir da chamada convergência tecnológica na internet.

Comentário
Quem tá no meio? Rede Globo pisit!!!, financiada pela ditadura e o grande "curral eleitoral" de figuras como Sarney e ACM hoje perdem espaço para a democracia da Internet e o JN não é mais a verdade absoluta. O jornalismo medíocre e sem conteúdo da Globo está com os dias contados e um dia veremos o projac abandonado como o prédio da Rede Manchete e Wilian Bonner pedindo esmola na Cinelandia...kkkk, não custa sonhar.

0 comentários: