Movimento Pró-Democracia

Nossas lutas: * Conscientização Política da População * Instrução dos Direitos e Deveres do Cidadão * Fiscalização dos Processos Eleitorais

19 de jan. de 2010

Delegado confirma que o trem de Japeri partiu sem maquinista

O RJTV volta a falar do trem que passou ontem (18) em alta velocidade por Deodoro e parou depois da estação de Oswaldo Cruz. A SuperVia ainda não deu nenhuma explicação oficial.

Hoje, na estação de Ricardo de Albuquerque, muitos passageiros estavam com medo de embarcar. A sensação é de insegurança.

O problema ocorreu ontem por volta de 6h, na linha de Japeri, no trem que ia para a Central do Brasil. A composição percorreu sete quilômetros, de Ricardo de Albuquerque até Oswaldo Cruz, sem parar em Deodoro. Foi necessário desligar a energia elétrica.

Segundo os passageiros, o trem estava sem maquinista. A SuperVia afirma que houve um problema operacional na linha. Para o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea-RJ), foi um erro de procedimento que deve ser investigado.

O Crea-RJ afirma também que os 1,2 passageiros que estavam no trem tiveram sorte, porque poderia ter ocorrido um acidente de grandes proporções.

“Se esse trem, como dizem, estava a 80 km/h ou mais, e encontrasse um trem parado, também cheio, em uma estação, com certeza íamos ter perdas de vida em uma quantidade que a gente não tem como calcular", afirma Luiz Antônio Cosenza, do Crea-RJ.

Hoje não houve atrasos como o de ontem, provocados pela pane nos equipamentos da linha férrea. Além da insegurança, os passageiros reclamam dos problemas de todo dia: “O que eu pego é muito cheio todo dia. É horrível”, diz uma mulher.

O comentarista do RJTV, Edimilson Ávila, disse que – segundo o delegado Eduardo Freitas – o trem partiu sem maquinista. O maquinista contou em depoimento que havia saído da cabine para ver um problema. Quando ele estava na plataforma, o trem saiu da plataforma.

Os investigadores tentam agora saber se foi um defeito, ou se alguma pessoa entrou na cabine e acionou a partida do trem. A perícia vai sair em 30 dias.

Fonte: http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1453787-9097,00-DELEGADO+CONFIRMA+QUE+O+TREM+DE+JAPERI+PARTIU+SEM+MAQUINISTA.html

0 comentários: