Movimento Pró-Democracia

Nossas lutas: * Conscientização Política da População * Instrução dos Direitos e Deveres do Cidadão * Fiscalização dos Processos Eleitorais

30 de out. de 2008

Frases e Gritos de Guerra!

Algumas frases foram selecionadas hoje na reunião, façam cartazes e faixas com elas. É claro que vocês podem criar suas próprias frases, mas respeitem algumas regras, por favor: Nenhuma frase pode conter ligação direta ao Paes ou ao Gabeira. Frases em relação ao feriadão também não queremos, não vamos mais utilizar esse argumento. Não façam frases claramente ofensivas, afinal, queremos justiça e paz.
As cores para a confecção dos cartazes e faixas podem ser azul com branco, ou preto com branco, sempre sem referências a partidos.
Lembrando que, os cartazes e faixas, principalmente os que fazem referência aos crimes eleitorais, podem e "devem" ser acompanhados das notícias que demonstrem o porquê das frases.

As frases são:
As que falam do movimento em si..
-Movimento Pró-Democracia
-http://pro-democracia.blogspot.com
-Movimento democrático, apartidário, pacífico e espontâneo!
-União do povo pela democracia!
-Queremos justiça!

As demais..
-Queremos ética!
-Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
-Eleições 2008: VOTA ATÉ QUEM JÁ MORREU (tem notícia sobre)
-Chega de cinismo! Fora ao conformismo!
-Boca de urna ainda é crime (tem notícia sobre)
-Se um voto faz diferença, imagina 250! (tem notícia sobre)
-Crime eleitoral também é crime!
-Abaixo a legalização da CORRUPÇÃO!
-O Ministério da Saúde Adverte: Impunidade Faz Mal ao RJ!
-4 anos com abelha no ouvido, e agora?!
-Paz sem voz, não é paz, é medo
-Verás que um filho teu Não Foge à Luta!
-ATÉ QUANDO você vai ficar sem fazer nada?!
-Abaixo a IMPUNIDADE!
-Pacíficos, apartidários e corajosos!
-Pai, afasta de mim esse cale-se!
-Rio, mostra a tua cara!
-Impugnação é possível! (tem notícia sobre)
-Para que o mal vença, basta o bem não fazer nada!
-Uso de máquina pública em Barra Mansa é crime! No Rio não? (tem notícia sobre)
-Que país é esse?
-37 toneladas de lixo eleitoral no Rio! (tem notícia sobre)
-Juntos somos MAIS fortes

Os Gritos de Guerra!

-Ei, cidadão, presta atenção. Esse é o movimento contra a corrupção!
-Quem semeia a mentira não pode governar. A democracia veio pra desmascarar!
-Não vamos nos calar! O povo agora veio pra mudar!
-Não é mole não, quero justiça nessa eleição!

Os gritos de guerra, vocês podem imprimir pra vocês mesmos, pra na hora não se perder.

Yasmim, Organizadora de Arte.

21 comentários:

Anônimo disse...

MESMO Q NAUM TENHA MT A VER POSTAR AKI MAS ATÉ TEM

ai soh pra avisar ... visando uma melhor organização criei uma comunidade para a galera da ZONA NORTE .. a comunidade é melhor .. mas teremos os pontos de encontro

vo passar pra quem tiver articulando esses pontos de encontro tudo q foi discutido na reunião pra q eles jah passem isso para as pessoas la na hr q se reunirem

eu estarei colhendo assinaturas na SAENS PENA mesmo pra adiantar ... ai 11:20 partiremos

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=74370617

Matheus Castro disse...

Boa idéia a sua, eu faço parte dos que estão organzando e me amarrei nessa tua idéia, traga o maximo de pessoas que conseguir!!

Anônimo disse...

Um prazer estar com todos hoje na reunião!

abraço

Anônimo disse...

Extraído do blog "Circo de Janeiro"

Pra quem cansou de viver numa cidade que é um picadeiro o ano inteiro

Quarta-feira, 29 de Outubro de 2008

E o movimento se espalha

O Dia Online


http://odia.terra.com.br/rio/htm/dez_mil_protestam_contra_resultado_da_eleicao_na_cinelandia_209427.asp

Dez mil protestam contra resultado da eleição na Cinelândia


Rio - Um movimento denominado "Pró-Democracia" marcou para esta sexta-feira, às 14h, uma manifestação por eleições sem manipulações. Em comunidade em um site de relacionamentos, já são mais de 10 mil membros que se preparam para o movimento em frente à Câmara dos Vereadores.

"Esta comunidade foi feita com a intenção de reunir todos os cidadãos cariocas que anseiam por eleições mais limpas e democráticas, com lisura e sem manipulações", diz a descrição no Orkut.

"Queremos deixar bem claro que nosso movimento é PACÍFICO, DEMOCRÁTICO, APARTIDÁRIO e ESPONTÂNEO", afirma o texto, com os destaques em caixa alta.

A concentração começa ao 12h e segue pela Avenida Treze de Maio até a Avenida Rio Branco, até o Tribunal Regional Eleitoral.

"PEDIMOS QUE NÃO LEVEM BANDEIRAS, CAMISAS OU ADESIVOS DE PARTIDOS, TIMES DE FUTEBOL, GRUPOS RELIGIOSOS. SERÁ ÓTIMO QUE LEVEM BANDEIRAS DO RIO DE JANEIRO, BANDEIRAS DO BRASIL, NARIZES DE PALHAÇO E QUALQUER MANIFESTAÇÃO PACÍFICA E IMPARCIAL CONTRA O OCORRIDO", afirmam os organizadores do protesto, também em caixa alta.




E também na Folha:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u461754.shtml


Membros de comunidade do Orkut querem invalidar eleição de Eduardo Paes no Rio


ANDRÉ ZAHAR
colaboração para a Folha Online, no Rio

Um movimento articulado por jovens através do site de relacionamentos Orkut pretende invalidar o segundo turno da eleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro. O pleito deu a vitória ao candidato Eduardo Paes (PMDB), mas eles alegam que houve crimes eleitorais na campanha do peemedebista que justificariam a anulação da votação de domingo.

A assessoria de imprensa do prefeito eleito disse à reportagem da Folha Online que não iria comentar o assunto. A posição, por enquanto, é que o movimento não se justifica, pois supostas irregularidades serão julgadas pelo TRE-RJ.

Os militantes do Movimento Pró-Democracia, que nega ligação com o candidato derrotado Fernando Gabeira (PV), farão uma passeata nesta sexta-feira, às 12h, na Cinelândia, no centro do Rio. De lá eles devem seguir em direção ao TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro.

Às 14h15 desta quarta-feira, a comunidade do movimento no Orkut tinha 10.267 membros, a maioria estudantes. As reclamações contra Paes citam suposta boca-de-urna no último domingo, campanha difamatória contra Gabeira e suposto uso eleitoral da máquina pública do governo do estado.

"O candidato Eduardo Paes se aproveitou dos eleitores, roubando-lhes a dignidade em troca de merendas. Além disso, jogou sujo com seu adversário de campanha, apelando para as ofensas. Seus meliantes cometeram inúmeras irregularidades e sua 'campanha' foi vergonhosa para o Rio. Nosso objetivo é pressionar o TRE a tomar medidas severas contra esses crimes eleitorais e ressuscitar a democracia", diz o manifesto enviado pelo usuário Matheus Souza.

Procurado pela reportagem da Folha Online, o deputado Fernando Gabeira disse não ter nenhum envolvimento pessoal com o movimento. "Tenho conhecimento [do movimento], mas estou mais empenhado em deixar o TRE concluir suas investigações", disse.

Gabeira afirmou, porém, que pretende entrar com ação no TRE contra as supostas irregularidades. "Eles [TRE] vão nos dar a síntese de tudo que estão fazendo e nós vamos examinar e provocar [uma ação]. Para nós, o importante é confiar na Justiça. Não farei nenhum tipo de pressão", disse o candidato derrotado.




Correio Brasiliense:

http://www.correiobraziliense.com.br/html/sessao_3/2008/10/29/noticia_interna,id_sessao=3&id_noticia=44439/noticia_interna.shtml

(é uma cópia do UOL, que é uma agência de notícias, mas só o fato de estar saindo num jornal em Brasília já fará aguçar a curiosidade de muita gente.)







E na Tribuna da Imprensa


http://www.tribuna.inf.br/coluna.asp?coluna=fato


Ontem, vários leitores escreveram para esta coluna demonstrando grande indignação com a organização do segundo turno da eleição no Rio. São relatos e questionamentos dos mais diversos bairros que merecem apuração e esclarecimentos por parte do Tribunal Regional Eleitoral. Um dos depoimentos veio da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. O cidadão-eleitor afirmou que a falta de fiscalização na região no domingo, além da ausência das tropas federais nos ditos currais eleitorais, ao contrário do primeiro turno, permitiram que a bandalha fosse generalizada. A panfletagem e a boca-de-urna correram solta.

Um exemplo citado e merecedor de revolta foi o de uma casa que presta "serviços assistenciais" à comunidade, recebe verba municipal e descaradamente mantinha sobre sua entrada principal uma enorme placa do candidato vitorioso. Detalhe, o imóvel pertence a um vereador eleito e de grande influência na área.

E, sem parar por aí, outro leitor informou que na noite da eleição, uma comunidade virtual foi criada em um site de relacionamentos da internet e, em apenas dois dias, já tem mais de 8 mil integrantes. Todos contrários ao modo pelo qual ocorreu a eleição no Rio. Eles fazem questão de dizer que não são partidários, fãs do candidato derrotado ou coisa e tal. Apenas não admitem ver tanto desrespeito com a sociedade.

O TRE-RJ em breve mostrará o cruzamento de informações do segundo turno. Caso sejam registrados casos em que eleitores que tenham justificado ausência apareçam ao mesmo tempo como votantes, todos esperam uma resposta à altura dos responsáveis. Não é possível continuar tapando o sol com a peneira.




JB Online

Movimento espera reunir 10 mil jovens sexta-feira na Cinelândia

Carolina Bellei, JB Online

RIO - Jovens insatisfeitos com o resultado do segundo turno das eleições do Rio de Janeiro e com a maneira como as campanhas foram feitas resolveram fundar um movimento chamado "Pró-Democracia".

No início eram apenas oito universitários, que criaram uma comunidade em um site de relacionamento e em seguida um blog. Com mais de três mil adesões no primeiro dia, o movimento cresceu e, sexta-feira, a expectativa é reunir mais de 10 mil pessoas, a partir das 12h, em frente à Câmara dos Vereadores, no Centro.

Os organizadores pedem que todos se vistam de preto e ressaltam que se trata de uma manifestão apartidária e espontânea.

- Não queremos levantar bandeira de nenhum partido ou candidato, por isso pedimos que todos usem preto. A idéia é chamar atenção para que a democracia seja feita. Queremos cobrar isso dos ficais – afirma Gabriela Franco, de 22 anos, estudante de direito, uma das organizadoras da passeata.

Matheus Castro, 16 anos, estudante do ensino médio, conta que a idéia de criar um movimento surgiu depois da apuração das eleições. Desde então, foram realizadas duas reuniões com as pessoas que entaram na comunidade no site de relacionamento – já são mais de 10 mil - e com os leitores do blog. Nesta quarta-feira, mais de 100 jovens se reuniram no local onde a passeata terá início.

- Não queremos mais suportar campanhas sujas. No Tribunal Regional Eleitoral vimos uma caixa com panfletos aprócrifos – se indigna Matheus. – Não vamos esquecer e queremos mostrar ao povo que todos podem acompanhar os processos.


E como sempre, dona Globo distorcendo tudo:

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL842096-5601,00-ELEITORES+DE+GABEIRA+ORGANIZAM+PROTESTO+CONTRA+RESULTADO.html

Eleitores de Gabeira organizam protesto contra resultado
Simpatizantes do deputado Fernando Gabeira, candidato derrotado do PV à prefeitura do Rio, estão convocando pela internet um protesto contra o resultado da eleição na cidade para amanhã. Logo após a apuração, no domingo, eleitores do candidato criaram uma página no site de relacionamentos Orkut para discutir o que consideram flagrantes de boca-de-urna do segundo turno, que teriam favorecido Eduardo Paes (PMDB), que ganhou a eleição. Em três dias, a comunidade já contava dez mil adeptos.

"Cogitamos entrar em contato com o Gabeira, mas percebemos que isso ia contra um dos ideais do movimento, o apartidarismo. Mesmo ele participando como cidadão, as pessoas teriam uma visão errada. Por essas e outras queremos distância dos políticos em nosso protesto", disse Matheus Tavares, 17 anos, que foi o autor do manifesto intitulado "Movimento Pró-Democracia", que deu origem ao movimento.

O manifesto se espalhou pela internet em blogs, mensagens instantâneas e correntes de e-mails. Panfletos virtuais convocam "indignados" para uma passeata no centro do Rio amanhã. Vestindo preto, os jovens que tem trocado mensagens freneticamente nos últimos dias pretendem se concentrar na Cinelândia e seguir até a sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), para pressionar a Justiça a investigar denúncias de propaganda negativa contra Gabeira. Eles levarão denúncias que estão reunindo pela internet.

Embora o movimento se defina como "apartidário, pacífico, espontâneo e democrático", os envolvidos não escondem que são eleitores de Gabeira. A manifestação está sendo planejada seguindo as linhas da campanha do verde, como uso intensivo da internet, material artesanal e cidade limpa. Cada grupo tem a missão de certificar que panfletos não serão jogados no chão durante a caminhada. As convocações são distribuídas pela internet e cada um imprime quantos quiser para cumprir a tarefa de atrair participantes no boca-a-boca.


Aos poucos a grande mídia começar a captar sinais do que está se tornando um grande rastilho de pólvora cujo rumo é o TRE, que dependendo de sua resposta o direcionará para a cadeira do candidato a prefeito eleito (e não diplomado) Eduardo Paes.

Na comunidade já começam a aparecer as primeiras ameaças, anônimas é claro, de pessoas incomodadas (ou representanto os incomodados), já existem relatos reais de voluntários da campanha do Gabeira queforam intimidados por milicianos armados no dia da eleição do segundo turno, inclusive um que foi obrigado a apagar as fotos que fez na camera digital de seções eleitorais onde eram entregues lanches aos cabos eleitorais que faziam boca-de-urna impunemente.

Outro depoimento, esse colhido no blog Zona Eleitoral, diz que a equipe do deputado Picciani intimidava eleitores que iam votar dizendo que tinham como saber onde eles moravam.

Coisas assim foram rotina nessa eleição, e isso aos poucos não só vai minando a confiança das pessoas no próprio aparato do estado, que não as defende e só serve para reprimir e agredir, como um dia a coisa pode chegar a um ponto de ruptura da ordem em que se perde o respeito, e no lugar dele surge o medo e principalmente o ódio.


Não que eu queira que isso aconteça no Rio de Janeiro, mas da maneira como os governantes vem tratando a política no país, principalmente nas grandes cidades, um movimento de revolta pode eclodir a qualquer momento.

Não ESTE movimento, este é pacífico, sem sombra de dúvida, é formado por uma nova geração de eleitores, que a apesar da idade, posseum muito mais cultura geral do que um jovem da mesma idade a vinte anos atrás.

E com este canhão na mão chamado internet fica muito mais fácil as pessoas se comunicarem, seja por blogs, ou por comunidades do Orkut, isso é um fenômeno que muitas mentes atrasadas não conseguem absorver, quanto mais os quarentões que se pensam "mudernos " e jovens, os aventureiros da política como o jovem candidato eleito, que se acha mais esperto que os eleitores, mas ele pecou em um detalhe, que não se deve subestimar a força do povo.

Foi o povo que enfiou a estaca no coração da ditadura militar, foi o povo que foi para as ruas pedir as diretas e depois foi ele mesmo que foi às ruas empurrar o prefeito collorido para fora de Brasília, da mesma forma foi o povo que colocou o atual presidente no cargo, contrariando as previsões dos especialistas em análise política.

O que assistimos a três dias, o resultado de uma eleição que não correspondia ao sentimento das pessoas, ainda está entalado na garganta do povo, e esses jovens serão a sua voz.

O Gabeira? Vai bem obrigado, o partido soltou uma nota dizendo que os advogados já apresentaram as denúncias e estão esperando o parecer do TRE, tudo muito burocrático e frio, a impressão que tenho é que perderam o bonde da história.

Melhor assim, melhor estarmos gritando em nome de 4 milhões de habitantes do que apenas os 1 milhão e 600 mil que votaram no Gabeira.

Porque assim estaremos lutando por eleições mais limpas no futuro, pouco importando o candidato, partido ou coligação política.

Estamos cansados de esbulho eleitoral, essa cidade do Maranhão é um exemplo do que poderá acontecer no futuro se não tomarmos uma atitude agora:




http://g1.globo.com/Eleicoes2008/0,,MUL836337-15693,00.html

300 homens reforçam segurança em Benedito Leite, onde terá novo 1º turno
Urnas foram queimadas e votação do primeito turno foi cancelada.
Cidade tem pouco mais de 5 mil habitantes, segundo o IBGE.

Mais de 300 homens das polícias civil, militar e federal, além de soldados do Exército, patrulham as ruas da cidade de Benedito Leite neste sábado (25) para garantir a segurança da eleição, de acordo com a Agência Brasil.

No domingo (26), ocorrerá novamente o primeiro turno, disputado por três candidatos.

A eleição do último dia 5 de outubro na cidade foi cancelada após a queima de 16 urnas eletrônicas no dia da votação. Parte da população se revoltou ao saber que quase 400 eleitores tiveram o título cancelado um mês antes do pleito. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade tem cerca de 5.300 habitantes. O Tribunal Superior Eleitoal diz que o município tem 4.200 eleitores.

“Não é uma operação de guerra, é uma operação normal, assim como nós atuamos em mais de 140 municípios na última eleição, vamos atuar em Benedito Leite com o mesmo enfoque. É para que a população se sinta segura e para evitar fatos lamentáveis como o que aconteceu no incidente do primeiro turno”, disse à Agência Brasil o coronel Antônio Santiago, comandante do Exército no local.

Em Benedito Leite, a apuração dos votos será feita no TRE Móvel, um ônibus do Tribunal Regional Eleitoral maranhense instalado no centro da cidade.

Anônimo disse...

Contestar resultado de eleição?

Isso era o que fazia a velha U.D.N. (União Democrática Nacional), partido político de direita que existiu entre 1945 e 1964.

Anônimo disse...

Lá vem o golpe!!!

Anônimo disse...

Ah, Caetano, que Deus te conserve por muitos anos.

Amanhã
Será um lindo dia
Da mais louca alegria
Que se possa imaginar
Amanhã
Redobrada a força
Pra cima que não cessa
Há de vingar
Amanhã
Mais nenhum mistério
Acima do ilusório
O astro-rei vai brilhar
Amanhã
A luminosidade
Alheia a qualquer vontade
Há de imperar

Amanhã
Está toda a esperança
Por menor que pareça
Que existe é pra vicejar
Amanhã
Apesar de hoje
Ser a estrada que surge
Pra se trilhar
Amanhã
Mesmo que uns não queiram
Será de outros que esperam
Ver o dia raiar
Amanhã
Ódios aplacados
Temores abrandados
Será pleno, será pleno

Anônimo disse...

Ah, e que Deus também conserve o Guilherme Arantes que compos esta música tão simbólica.

Que São Jorge protega todos os homens de bem. Para quem quiser, reze baixinho antes da passeata:

"Chagas abertas, Sagrado Coração todo amor e bondade, o sangue do meu Senhor Jesus Cristo, no corpo meu se derrame hoje e sempre.
Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me exerguem e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal.
Armas de fogo o meu corpo não o alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem." Amém.

Claudio Tadashi disse...

Infelizmente estou morando fora do Brasil, e por isso não votei e nem tenho como participar ajudando vocês e o Rio de Janeiro.
Mas tenho um carinho enorme pela minha cidade, e desde o início acompanho as eleições desse ano, e tudo pela transparência da nossa cidade deve ser apoiado, estou de longe torcendo por todo vocês.

Boa sorte!

Anônimo disse...

Aos organizadores da passeata:
FAÇAM AVISO PREVIO ÀS AUTORIDADES! A Passeata tem todo direito de existir porém existe regulamentação de aviso prévio para isso!!

Matheus Castro disse...

Isso já foi feito, as autoridades estão avisadas.

Anônimo disse...

Yasmim ,

Ao invés de 'Afaste de mim esse Cale-se !' na música é Cálice mesmo.

O primeiro passo , depois do hino , é tocar 'pra não dizer que não falei das flores. '. Aposto o que quizer que todos que viveram na época cantarão com a gente;)

Anônimo disse...

o pessoal aqui de bangu fez uma faixa escrito de onde viemos (Bangu Z.O.) e outra escrito "Sujeira eleitoral se limpa no tribunal".
Tem mais uma sendo feita agora na casa de uma das meninas que vão mas nao sei oq ela vai escrever.
Amanha estaremos la!

Anônimo disse...

Baderna e golpe a gente se vê na Globo...

"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"

milico adora essa música!!! é escutar e descer o sarrafo!!

até porque estudante vagabundo tem mais é que tomar muito mesmo!!!

cambada de tomador de ecstasy, mijões...

ass: verde-oliva fã da vanessa de jaca!!!

Anônimo disse...

caso role um quebra pau as fotos seram postadas on line via celular... pode tomar a vontade que a cada flash é uma postagem no flickr

;*

Anônimo disse...

mais gritos:

'Por que parou? Parou porque?'

'ão ão ão, segunda divisão!'

'o povo, unido, é gente pra caralho!'

'ô madonna, cadê você? eu vim aqui só pra te veeeer!'

Anônimo disse...

"caso role um quebra pau as fotos seram postadas on line via celular... pode tomar a vontade que a cada flash é uma postagem no flickr"

vocês realmente não se dão conta do ridículo?
é essa a concepção de 'enfrentamento com a polícia' que passa por vossas cabeças???

Matheus Castro disse...

São ridiculos mesmo, por não aceitarem uma manifestação vinda do povo! além de tudo perdem seu tempo em debater conosco no nosso blog. Isso realmente é não ter o que fazer!
E ainda perderam seu tempo mais ainda indo no nosso manifesto arrumar confusão para postar em flickr, são ridiculos.

Matheus Castro disse...

o MPD é um movimento que não apóia candidato algum, só que até agora não recebemos nada referente a boca de urna do candidaro Fernando Gabeira.
Se você Verde-Oliva está tão preocupada em acabar com "o movimento que quer eleger Gabeira", pare de nos atacar e poste denúncias de boca de urna cntra o mesmo, já que processos não existem.
Os dois lados estão sendo investigados, porém a maré de corrupção cai mais para cima do agora eleito Eduardo Paes.
É assim que você quer que ele adiministre seu dinheiro, nosso dinheiro.
Ou então você realmente não tem nada para fazer em casa o dia todo além de nos criticar??!!

Isso vale para todos os que nos criticam. Queremos cobrar do TRE-RJ os nossos direitos.
Não queremos muito, só queremos que seje cumprida a lei!

Anônimo disse...

Tem uma frase ótima...

"não dá pra encher nem o maracanã" Cesar Maia - sobre movimentos 'anti-isso' e 'anti-aquilo'...

Anônimo disse...

è realmenteuma pena que esses políticos safados usem de artifícios tão anti-éticos para privelegiar suas panelinhas. todavia quem viajou tomou sua decisão e deixou que outras pessoas decidissem por si.